outubro, 2020

29out - 1nov Golden Trail National Series by SalomonTRAILHorta (Ilha do Faial - Açores)Distâncias: 118 Km / 65 km / 42 Km / 25 Km / 10 Km e Km Vertical Informação sobre Alojamento: Sim Classificação Correr Por Prazer: 10/10

Dia da Semana

Outubro 29 (Quinta) - Novembro 1 (Domingo)

Localização

Horta (Ilha do Faial - Açores)

...

Evento inédito no mundo acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de outubro e 1 de novembro, nas ilhas do Faial e do Pico, com os melhores Trail Runners do mundo.

Numa parceria entre o Azores Trail Run® e a marca Salomon, o arquipélago dos Açores acolherá, em 2020, o Campeonato Mundial de Trail Running organizado pela Salomon, que trará ao Faial e ao Pico os melhores corredores do mundo na modalidade, como Killian Jornet (Espanha), Judith Wyder (Suíça), Meg Mackenzie (África do Sul), Sage Canady (Estados Unidos) e Remy Bonnet (Suíça).

“É a primeira vez que uma marca com a importância da Salomon aposta num evento desta magnitude nos Açores”, comenta Mário Leal, coordenador  do Azores Trail Run®. “A relação entre o Azores Trail Run® e a  Salomon iniciou-se em 2015 com a presença constante de atletas da marca em provas nos Açores e com a realização do Trail Camp anual da marca em 2019. Desde então planeamos realizar algo maior em conjunto. Já estava previsto, antes da pandemia, a realização da final do Golden Trail National Series by Salomon. Agora vamos realizar um evento ainda mais importante, em que durante 4 dias os melhores atletas do mundo vão ver quem é o melhor, o campeão do mundo”, explica.

Participarão no evento atletas convidados, selecionados pela sua performance em provas e campeonatos anteriores, o que garante a presença dos melhores do mundo: “Numa comparação mais óbvia, se estivéssemos a falar de futebol, seria como se o Cristiano Ronaldo, o Messi e o Neymar estivessem a disputar um campeonato mundial nos Açores”, refere Mário Leal.

Além dos atletas convidados, a Salomon mobilizará para as ilhas do Faial e do Pico uma equipa de vídeo, TV broadcasting para EUA, França e Espanha e de live streaming para as redes sociais e cerca de 30 jornalistas de vários países, assegurando uma grande projeção internacional da região como um local ideal para a prática de desporto de natureza antes, durante e depois do evento.

O evento acontecerá em 4 dias, numa prova de 4 etapas, totalizando cerca de 120km. A Salomon oferecerá €100.000 em prémios distribuídos em diferentes desafios, como o melhor corredor e corredora em subida, o melhor corredor e corredora em descida, o melhor sprint, os vencedores de cada dia e, claro, o vencedor geral da prova.

Em paralelo, serão disponibilizadas inscrições para uma prova aberta, para quem quiser correr ao lado destes atletas de elite. Os corredores poderão escolher correr 1, 2, 3 ou as 4 etapas da prova.

“Num ano de instabilidades, dúvidas, adiamentos e cancelamentos, encontrar oportunidades e pessoas dispostas a arriscar para aproveitar estas oportunidades nem sempre é fácil”, afirma Mário Leal. “Desde que tivemos que cancelar o Whalers’ Great Route Ultra-Trail® 2020, maior evento da marca e que já contava com atletas de mais de 40 países inscritos, a organização vem tentando encontrar meios de realizar algum evento da modalidade que tivesse algum impacto na região e mantivesse vivo o espírito da prática de Trail Running nas ilhas, garantindo a segurança de todos face à pandemia”, diz.

Inicialmente, a organização  Azores Trail Run® adiou o WGRUT para outubro deste ano, contando com uma evolução positiva da luta contra a Covid-19 a nível mundial. Porém, poucos atletas optaram por alterar a sua inscrição para a nova data, face à insegurança referente à saúde e mobilidade no segundo semestre de 2020. Então, o evento foi oficialmente cancelado.

Para além de participar na prova, os atletas e convidados também realizarão outras atividades, como whale watching, visita a museus, passeios de jeep, entre outras, movimentando a economia local num ano complicado.

Tanto a Salomon como o Azores Trail Run® estão conscientes de que o evento só será realizado caso a evolução da situação sanitária na Região a isso seja favorável, e exista o aval das autoridades de saúde.

O evento será realizado numa parceria entre a Salomon e Azores Trail Run® e conta com o alto patrocínio do Governo dos Açores.

Foto: Pedro Silva

ORGANIZAÇÃO

Clube Independente Atletismo Ilha Azul

INFORMAÇÃO ADICIONAL

A informação aqui contida é meramente indicativa. O Correr Por Prazer não é responsável pela organização das provas e não responderá a solicitações relativas às mesmas. Para mais informações e/ou dúvidas, deverão contactar as organizações das provas no link acima indicado.

Milaneza

Comentários encerrados.