...

Seleção Nacional de Trail já tem 16 atletas selecionados para o mundial da Tailândia

Seleção Nacional de Trail já tem 16 atletas selecionados para o mundial da TailândiaMundial da modalidade foi adiado e está previsto realizar-se em fevereiro de 2022.

Cristina Arreiol, Lucinda Sousa e Nádia Casteleiro, nas mulheres, e Bruno Silva, Luís Duarte, Miguel Ângelo e Romeu Gouveia, nos homens, são os atletas agora selecionados.

André Rodrigues, Dário Moitoso, Hélio Fumo e Hugo Gonçalves já estavam apurados nos homens, bem como Inês João, Inês Marques, Mariana Machado, Marisa Vieira e Paula Barbosa nas mulheres.

Escolha realizada pela direção técnica e pelo selecionador nacional teve em conta os critérios de seleção já divulgados, em abril, pela ATRP e pela FPA.

O selecionador nacional e a direção técnica da ATRP – Associação Portuguesa de Trail Running decidiram selecionar sete atletas para completar o leque de 16 atletas da Seleção Nacional que vai disputar o Campeonato do Mundo da modalidade.

A decisão surge depois do anúncio, na última semana, do adiamento do World Mountain & Trail Running Championships, que estava previsto realizar-se de 11 a 14 novembro de 2021, na Tailândia, e que deverá agora realizar-se, em princípio, em fevereiro de 2022.

De acordo com o Regulamento de Competições e com vista à boa e atempada preparação para a competição, a Direção Técnica da ATRP e o Selecionador Nacional, por delegação da Federação Portuguesa de Atletismo, decidiram, assim, selecionar Cristina Arreiol, Lucinda Sousa e Nádia Casteleiro, nas mulheres, e Bruno Silva, Luís Duarte, Miguel Ângelo e Romeu Gouveia, nos homens, para completar o grupo de trabalho da seleção nacional.

A seleção, independente e da exclusiva responsabilidade da direção técnica e do selecionador nacional, teve em conta os critérios de seleção já divulgados, em abril, pela Associação Portuguesa de Trail Running e pela Federação Portuguesa de Atletismo, nomeadamente os resultados nos campeonatos nacionais de 2021, os resultados no Campeonato do Mundo de Trail de 2019 e o ranking ITRA, os quais foram ponderados tendo em conta as distâncias das provas do Campeonato do Mundo.

Estes atletas juntam-se aos campeões nacionais já selecionados: André Rodrigues, Dário Moitoso, Hélio Fumo e Hugo Gonçalves, nos homens, e Inês João, Inês Marques, Mariana Machado, Marisa Vieira e Paula Barbosa, nas mulheres.

A Seleção Nacional de Trail Running contará com a presença de 16 atletas nas provas de trail running – 8 masculinos e 8 femininos – repartidos igualmente entre as duas provas, que terão cerca de 40 quilómetros e 80 quilómetros.

Os atletas selecionados terão de subscrever os critérios de integração, onde se incluirá um período de restrição competitiva e estágios de preparação, que serão definidos após a confirmação da data efetiva da realização da prova.

O trail running é uma das modalidades em maior crescimento a nível mundial, inclusive em Portugal onde se estimam mais de meio milhão de praticantes. A modalidade consiste na corrida a pé em trilhos e na natureza, sendo uma disciplina do atletismo.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES