...

Estes são os 4 problemas que pode resolver se começar a correr

Além de melhorar a sua condição física, também irá impactar positivamente alguns problemas que possa ter atualmente.

Começar a correr é fácil e desafiante ao mesmo tempo. Existem diversas técnicas e planos de treino para quem pretende começar a correr, mas será necessário que a pessoa tenha alguma motivação para que consiga aumentar o tempo de prática.

Caso tenha dúvidas se esta é a melhor opção de treino para si, seguem-se alguns dos problemas que podem ser resolvidos através da corrida. Lembrando que, muitas vezes, a corrida pode não ser suficiente e que alguns problemas precisam de apoio profissional.

Problemas que podem melhorar com a corrida

Noites mal dormidas

Se tem sentido alguma dificuldade em adormecer à noite, algumas sessões de corrida podem ajudar. Esta prática irá libertar hormonas responsáveis pelo bem-estar, o que irá ajudar a que adormeça mais depressa, mas também a que seja feita uma transição mais suave entre as diferentes fases do sono.

As questões do sono, no entanto, são sempre complexas e o exercício físico pode não ser suficiente. Outros cuidados que podem ser tidos e que, em conjunto com a atividade física, podem melhorar as suas noites de sono são:

. Não correr perto da hora de dormir – deve existir um intervalo de, no mínimo, 4 horas;

. Ter uma rotina de sono – deite-se e levante-se sempre à mesma hora;

. Não vá para a cama com aparelhos eletrónicos;

. Evite o consumo de cafeína nas 6 horas antes de ir dormir;

. Tenha bons lençóis, edredões e almofadas;

Aliás, este último ponto é muito importante! E embora os lençóis e edredões possam ser fáceis de escolher, as almofadas nem tanto, pois existem vários tipos à disposição. As almofadas viscoelásticas, por exemplo, são as mais populares por serem firmes, mas adaptarem-se ao pescoço. Estas podem ser adquiridas em diversas lojas portuguesas e, inclusive, estão em destaque atualmente no catálogo Kasa 2021. Mas não fica por aí, pois além das almofadas viscoelásticas, também existem almofadas de fibra, de flocos e de látex. A escolha depende de como você costuma dormir.

Juntando todos os cuidados acima, acreditamos que terá uma noite bem dormida e sem interrupções.

Cansaço diário (físico e mental)

A prática de atividade física irá libertar hormonas que serão responsáveis pelo aumento do bem-estar e pela diminuição do stress. A longo prazo, o seu corpo sentirá menos cansaço e mais energia para enfrentar o dia-a-dia.

Este benefício irá afetar não apenas o seu estado físico, mas também o seu estado mental, diminuindo os sintomas de depressão e ansiedade – entre outros.

Má condição física

Se se sente cansado com atividades que exigem pouca condição física, talvez esteja na hora de iniciar a prática. Esta irá, a longo prazo, melhorar a condição física, tornando mais fáceis as atividades diárias ou atividades que exijam um esforço mais intenso.

De uma forma geral, os seus músculos e articulações ficarão mais fortes, a sua flexibilidade irá aumentar e o seu desempenho irá melhorar.

Baixa autoestima

Esta é, provavelmente, uma das principais razões pelas quais as pessoas continuam a correr.

Uma das técnicas que o vai ajudar a iniciar esta atividade física é criar metas de corrida, que podem ser baseadas em tempo ou distância. À medida que essas metas são atingidas, o sentimento de conquista irá melhorar a sua autoestima e dar-lhe mais força para enfrentar outros desafios na sua vida.

Uma dica: as pulseiras fitness são um excelente apoio nessas metas. Com essas pode monitorizar o tempo ou a distância de corrida e, até, pôr alertas. Sem dúvida, um excelente apoio para que exista um progresso nesta atividade.

E se não gostar de correr? Mais 5 atividades que podem fazer parte da sua rotina

Se não gosta da ideia de correr, existem outras atividades que pode adicionar à sua rotina e que também irão melhorar os problemas mencionados. Nomeadamente:

. Yoga para o relaxamento do corpo e mente;

. Natação para melhorar a condição física de uma forma geral;

. Caminhada para quem prefere uma atividade mais simples;

. Ciclismo para aproveitar o ar livre e melhorar as articulações;

. Dança para um treino completo e divertido;

Além destas cinco, existem muitas outras, como as lutas, a hidroginástica, a musculação, entre outras.

E porque não correr os primeiros metros ainda hoje? Calce as sapatilhas e comece este novo desafio.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES