...

Asics lança duas sapatilhas inovadoras

A Asics anunciou o lançamento de dois modelos de corrida criados para corredores mais rápidos, de acordo com o seu estilo de corrida e com alto desempenho, graças ao seu design inovador com base no ser humano. Mais um desenvolvimento na descoberta de sapatilhas de alto desempenho para atletas de topo.

As duas novas sapatilhas da ASICS, METASPEED™ Sky e METASPEED™ Edge são uma estreia no setor de corrida e foram criadas cientificamente tendo em conta os diferentes estilos de corrida. As novas sapatilhas de competição vão ajudar os atletas de topo a alcançarem os seus objetivos e melhorarem o seu desempenho. Já não é o atleta que tem de adaptar o seu estilo de corrida, agora é a ASICS que oferece estes dois modelos para que a sapatilha se adapte ao estilo do corredor.

A história do design destas duas novas sapatilhas foca-se na ideia fundamental dos cientistas do Instituto de Ciências do Desporto da ASICS (ISS). Durante as suas investigações, deram conta de que o tipo de calçado que impulsionava os corredores a serem os mais rápidos do mundo, apenas favorecia um tipo de corredor: os corredores STRIDE, ou seja, os que têm uma marcha longa com grandes períodos em suspensão e que aumentam a sua velocidade ao alargar o comprimento das suas passadas.

Esta investigação da ASICS demonstrou que estas sapatilhas não são totalmente compatíveis com os atletas de topo, que preferem o segundo estilo de corrida mais importante, o CADENCE, que se caracteriza por dar passos mais pequenos enquanto se desloca com movimentos mínimos para cima e para baixo. Estes corredores aumentam a sua velocidade ao ampliarem o comprimento da sua passada e aumentando o número de passos que dão por minuto.

Os cientistas desportivos do ISS comprovaram que os atletas têm um melhor rendimento quando correm com sapatilhas otimizadas para o seu estilo de corrida. Respondendo ao desafio, a ASICS decide criar os modelos METASPEED™ Sky para os corredores STRIDE e METASPEED™ Edge para os que têm um estilo CADENCE – ambos especialmente otimizados e testados para melhorar o desempenho dos corredores para cada um dos tipos de corrida1.

O lançamento dos modelos METASPEED™ Sky e METASPEED™ Edge significa que os corredores já não terão de ajustar o seu estilo de corrida para se adaptarem à sapatilha que utilizam. Os testes iniciais da ASICS já demonstraram que a inovação de METASPEED™ poderia ajudar a reduzir o número de passos de um corredor para terminar uma maratona em mais de 1,2%2, o que dará a todos os atletas de topo a oportunidade de alcançarem o seu melhor desempenho .

METASPEED™ Sky
A sapatilha METASPEED™ Sky está criada para ajudar os corredores a serem mais rápidos, ampliando o comprimento da sua passada. Os corredores STRIDE dão passos mais longos assim que começam a aumentar a sua velocidade. Graças à espuma energética da entressola FF Blast TurboTM e a uma placa de carbono prupolsora, os corredores que utilizem estas sapatilhas conseguem economizar mais energia enquanto mantêm um ritmo constante durante as últimas etapas da corrida.

As METASPEED™ Sky estarão à venda a partir de 31 de março de 2021.

METASPEED™ Edge
O modelo METASPEED™ Edge está criado para ajudar os corredores do estilo CADENCE a irem mais rápido, aumentando o comprimento da sua passada, permitindo que controlem a sua cadência mais facilmente. Os corredores deste tipo aumentam tanto a cadência como a passada à medida que correm mais rápido. Esta sapatilha está desenhada com uma altura e entressola diferentes, utilizando os mesmos componentes da METASPEED™ Sky. A sapatilha permite aos corredores alargarem a sua passada e conservar mais energia enquanto controlam o seu ritmo.

As sapatilhas METASPEED™ Edge estarão disponíveis a partir do dia 4 de junho de 2021.

O design METASPEED™ foi desenvolvido e testado com alguns dos melhores atletas do mundo. Sara Hall experimentou um primeiro protótipo na maratona de Londres de 2020 e estabeleceu um recorde pessoal de duas horas, 22 minutos e um segundo, melhorando o seu recorde anterior em 15 segundos. No início de março de 2021, os atletas Julien Wanders, Sondre Nordstad Moern e Mario Mola uniram-se recentemente à equipa ASICS e irão correr com METASPEED™ Sky.

INNOVATION SUMMIT: YOUR LAB, à tua maneira
As sapatilhas foram apresentadas no INNOVATION SUMMIT 2021 da ASICS, na apresentação anual da marca. Este ano, a ASICS organizou a sua primeira experiência totalmente personalizada, que levou os convidados a uma viagem interativa de realidade virtual entre o passado, presente e futuro da história da ASICS e do seu longo compromisso com o design baseado no ser humano. A experiência culminou na grande revelação do seu design inovador e revolucionário METASPEED™ – o momento mais marcante deste percurso.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES