...

Os Cromos das Redes Sociais

António PinheiroO ano está a chegar ao fim e as pessoas fazem listas. Listas de presentes a pedir ao Pai Natal, listas de resoluções de ano novo, listas de compras para as festas, listas de desejos para a passagem de ano, listas de recomendações da DGS, listas de concelhos de risco extremamente elevado… não necessariamente nessa ordem…

Eu também fiz uma lista. 

Uma lista que, mais uma vez, me ajuda a arrumar criaturas em prateleiras; e, a Deus, ajuda a perceber que nem todos os Humanos saíram do forno à sua imagem e semelhança.

Desta vez contei com a ajuda do Jorge, do Vítor e da Senhora Minha Esposa, para pintar tão pitoresco retrato da nossa sociedade. Obrigado aos três.

Lista de Pessoas Irritantes nas Redes Sociais:

1 – Pessoas que partilham notícias do Brasil, como se fossem de cá, principalmente crianças desaparecidas, violência policial, carros roubados e criminalidade em geral. É que nem reparam nas fardas dos “policiais”, nas matrículas dos carros e no excesso de gerúndio.

2 – Pessoas que partilham notícias de 2009 como se fossem de ontem. Principalmente daquela menina desaparecida na Maia, em Cascais, na Guarda…

3 – Pessoas que papam tudo o que seja boato, incluindo pessoas que engolem todas as conspirações e truques para desbloquear o “não-sei-quê” do Facebook e pessoas que acreditam que o Facebook vai ser pago. Aqui há tempos, fiz print da página inicial do Facebook, onde diz que será sempre gratuito e colei como resposta a uma dessas publicações. Resposta da autora: “nunca se sabe…”

4 – Pessoas que comentam textos humorísticos como se fossem sérios (vai acontecer com este).

5 – Pessoas que só lêem os títulos.

6 – Pessoas que só vêem fotos e que depois só comentam a foto, esquecendo-se de ler a legenda ou o conteúdo associado. Costuma dar asneira hilariante.

7 – Pessoas que pesquisam no campo de publicação e que depois acabam por postar o que pesquisaram. À conta disso, fiquei a saber que um senhor do meu Facebook gosta de “rapazes novos nus”… espero que, pelo menos,  sejam maiores de idade.

8 – Pessoas que, em vez de darem os parabéns no perfil do aniversariante, fazem-no no seu próprio perfil.

9 – Pessoas que comentam perfis de figuras públicas como se as conhecessem, ou como se elas fossem responder. Acontece muito com a Cristina Ferreira e com a Joana Amaral Dias.

10 – Pessoas que põem “gosto” nas próprias publicações.

11 – Pessoas que passam um jogo inteiro de futebol a comentá-lo: “isto foi penalty?”, “O amarelo ficou no bolso…”, “agora não viste a falta, ó boi!” Emitem mais notificações que os sites desportivos.

12 – Pessoas portuguesas, que vivem em Portugal, que até nem têm uma infinidade de contactos internacionais, mas que só escrevem em Inglês, incluindo pessoas que escrevem “RIP in Peace”. Why?

13 – Pessoas que terminam as publicações com “tenho dito”.

14 – Pessoas que escrevem de tal maneira que parece romeno.

15 – Pessoas que utilizam a desculpa “já sabes como eu sou, sou frontal, digo o que tenho a dizer” para te poder insultar à vontade. E, já agora, pessoas que insultam mesmo, sem qualquer pudor.

16 – Pessoas que não lêem os anúncios. Anúncio “Apartamento T2, R/C, no Centro da Maia, 150 mil euros.” Comentários: “É moradia ou apartamento?”, “Qual o andar?”, “Onde?”, “Preço?”

Amen.

Artigos Relacionados

António Pinheiro
António Pinheiro
Profissional de marketing, músico e corredor por prazer. Corre na estrada, no monte e de um lado para o outro na vida, atrás e à frente dos filhos.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES