...

Azores Trail Run traz aos Açores os melhores trail runners do mundo

Azores Trail Run traz aos Açores os melhores trail runners do mundoEvento inédito no mundo acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de outubro e 1 de novembro, nas ilhas do Faial e do Pico, com os melhores Trail Runners do mundo.

Numa parceria entre o Azores Trail Run® e a marca Salomon, o arquipélago dos Açores acolherá, em 2020, o Campeonato Mundial de Trail Running organizado pela Salomon, que trará ao Faial e ao Pico os melhores corredores do mundo na modalidade, como Killian Jornet (Espanha), Judith Wyder (Suíça), Meg Mackenzie (África do Sul), Sage Canady (Estados Unidos) e Remy Bonnet (Suíça).

“É a primeira vez que uma marca com a importância da Salomon aposta num evento desta magnitude nos Açores”, comenta Mário Leal, coordenador  do Azores Trail Run®. “A relação entre o Azores Trail Run® e a  Salomon iniciou-se em 2015 com a presença constante de atletas da marca em provas nos Açores e com a realização do Trail Camp anual da marca em 2019. Desde então planeamos realizar algo maior em conjunto. Já estava previsto, antes da pandemia, a realização da final do Golden Trail National Series by Salomon. Agora vamos realizar um evento ainda mais importante, em que durante 4 dias os melhores atletas do mundo vão ver quem é o melhor, o campeão do mundo”, explica.

Participarão no evento atletas convidados, selecionados pela sua performance em provas e campeonatos anteriores, o que garante a presença dos melhores do mundo: “Numa comparação mais óbvia, se estivéssemos a falar de futebol, seria como se o Cristiano Ronaldo, o Messi e o Neymar estivessem a disputar um campeonato mundial nos Açores”, refere Mário Leal.

Além dos atletas convidados, a Salomon mobilizará para as ilhas do Faial e do Pico uma equipa de vídeo, TV broadcasting para EUA, França e Espanha e de live streaming para as redes sociais e cerca de 30 jornalistas de vários países, assegurando uma grande projeção internacional da região como um local ideal para a prática de desporto de natureza antes, durante e depois do evento.

O evento acontecerá em 4 dias, numa prova de 4 etapas, totalizando cerca de 120km. A Salomon oferecerá €100.000 em prémios distribuídos em diferentes desafios, como o melhor corredor e corredora em subida, o melhor corredor e corredora em descida, o melhor sprint, os vencedores de cada dia e, claro, o vencedor geral da prova.

Em paralelo, serão disponibilizadas inscrições para uma prova aberta, para quem quiser correr ao lado destes atletas de elite. Os corredores poderão escolher correr 1, 2, 3 ou as 4 etapas da prova.

“Num ano de instabilidades, dúvidas, adiamentos e cancelamentos, encontrar oportunidades e pessoas dispostas a arriscar para aproveitar estas oportunidades nem sempre é fácil”, afirma Mário Leal. “Desde que tivemos que cancelar o Whalers’ Great Route Ultra-Trail® 2020, maior evento da marca e que já contava com atletas de mais de 40 países inscritos, a organização vem tentando encontrar meios de realizar algum evento da modalidade que tivesse algum impacto na região e mantivesse vivo o espírito da prática de Trail Running nas ilhas, garantindo a segurança de todos face à pandemia”, diz.

Inicialmente, a organização  Azores Trail Run® adiou o WGRUT para outubro deste ano, contando com uma evolução positiva da luta contra a Covid-19 a nível mundial. Porém, poucos atletas optaram por alterar a sua inscrição para a nova data, face à insegurança referente à saúde e mobilidade no segundo semestre de 2020. Então, o evento foi oficialmente cancelado.

Para além de participar na prova, os atletas e convidados também realizarão outras atividades, como whale watching, visita a museus, passeios de jeep, entre outras, movimentando a economia local num ano complicado.

Tanto a Salomon como o Azores Trail Run® estão conscientes de que o evento só será realizado caso a evolução da situação sanitária na Região a isso seja favorável, e exista o aval das autoridades de saúde.

O evento será realizado numa parceria entre a Salomon e Azores Trail Run® e conta com o alto patrocínio do Governo dos Açores.

Foto: Pedro Silva

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES