...

Coimbra recebe de braços abertos a Cerimónia de Abertura 2019TWC

Coimbra recebe de braços abertos a Cerimónia de Abertura 2019TWC5 Continentes, 52 Seleções e mais de 500 atletas e respetivas comitivas a representar os seus países.

Portugal é, por estes dias, a Capital Mundial do Trail Running, ao acolher o 2019 Trail World Championships (Campeonato do Mundo de Trail), prova integrada nos Trilhos dos Abutres e que se irá realizar dia 8 de junho, em Miranda do Corvo.

Hoje, dia 7 de junho, pelas 11 horas, em Coimbra, viveu-se um ambiente de entusiasmo e azáfama pelas ruas com o desfile das 52 seleções. As equipas e os seus representantes iniciaram a parada do Largo da Portagem a partir do qual desfilaram até à Praça do Comércio, onde decorreu a cerimónia de abertura.

O espírito dos atletas foi contagiante e alargou-se aos locais e apoiantes, que aplaudiam e festejavam em conjunto.

Todas as delegações subiram ao palco perante os mais altos representantes das entidades organizadoras e patrocinadoras do Campeonato, e encheram de cor e animação o evento com os seus festejos de quem inicia, neste dia,  ‘a corrida’ para a meta.

Seguiram-se os discursos protocolares com o Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo –  Jorge Vieira, o Presidente do Turismo Centro de Portugal – Pedro Machado, o Vice-Presidente da International Trail Running Association (ITRA) – José Carlos Santos, o Presidente da International Association of Ultrarunners (IAU) – Nadeem Khan e o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra – Manuel Machado.

José Carlos Santos, vice-presidente da ITRA dirigiu-se principalmente aos atletas e mencionou que todos os sacrifícios, longas horas de treino, momentos roubados à família e amigos tinham um propósito, e esse propósito era que pudessem representar o seu país neste grande evento. Nadeem Khan, presidente da IAU agradeceu a todos por fazerem parte dos maiores campeonatos que já tiveram e, por último, o Presidente da Câmara de Coimbra demonstrou o seu orgulho na cidade em acolher o evento e, declarou aberto o Campeonato.

No final da cerimónia protocolar, ouviu-se o Hino Nacional pela Voz do Professor Francisco Reis, seguindo-se o grupo Fado ao Centro que presenteou com o tradicional Fado de Coimbra.

Para culminar, nada mais adequado do que o Hino dos Abutres, “O Abutre Acordou”, pela voz de Miguel Tiago, que levou ao rubro todos os presentes num momento de grande descontração, alegria e entusiasmo.

Considera-se, assim, aberto este evento épico!

O Abutre Acordou!

Foto: Ana Maria Freitas

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

2 COMENTÁRIOS

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES