...

Maratona de Boston é a Maratona

Esta é a maratona que todos os amantes da distância deveriam um dia fazer.

Nenhuma maratona é fácil mas esta é mais difícil de se conseguir lá estar. Eis algumas das razões:

  • É necessário um tempo mínimo efectuado em maratonas anteriores para te conseguires qualificar e consequentemente te conseguires inscrever;
  • Não é barato. A inscrição custa mais de 200€,adicionando as viagens, o alojamento e a alimentação. O sonho Boston não está ao alcance de muitos amantes das corridas principalmente para quem vive na Europa;
  • O jet lag. Ou chegas alguns dias antes ou vais andar com os “sonos trocados”. Em Boston são menos 5 horas do que em Portugal continental. Dizem os livros que o nosso corpo necessita em média de 1 dia para recuperar cada hora de diferença do fuso horário
  • A prova não começa e acaba no mesmo local. Há autocarros a levar os atletas para a partida que demoram 1h20 a chegar ao destino. Isso faz com que tenhas que ir mais cedo. A minha partida foi às 10h20 e o autocarros que eu tive que apanhar eram entre as 7h00 e as 7h45.

A qualidade da organização é simplesmente fabulosa. Afinal, têm 123 anos de experiência… vi pormenores organizativos fora do vulgar. Lembro-me, por exemplo, de haver Iphones no final com chamadas gratuitas para quem quisesse ligar aos seus familiares. Os abastecimentos são bons, numerosos com grande extensão e de ambos os lados da estrada. Há abastecimento líquidos com isotónico e água e outros sólidos e geis.

Não é uma prova para bater recordes. O percurso não é muito sinuoso mas é enganador. A primeira parte é bastante mais rápida e plana que a segunda. Até aos 10 km é muito difícil e arriscado fazer ultrapassagens.

O Público

Se a organização surpreende, o público é que é o verdadeiro pilar e o segredo desta prova. Uma organização pode ser perfeita em todos os pormenores mas não havendo público, as maratonas perdem todo o seu encanto.

E esta tem o encanto todo. A organização fala em 1 milhão de espectadores ao vivo e muitos mais a verem pela Internet e pela televisão (na TV deu em directo durante largas horas). Há zonas em que público parece estar em histerismo. Gritam, cantam, tocam, dançam, oferecem comida e gelados.

Em Lisboa há o Santo António e no Porto o São João. Em Boston há a maratona.

A Cidade

É uma cidade com muita história, muitos monumentos e muito para visitar. A Freedom Trail é uma linha marcada no chão com cerca de 4 km que passa nos principais monumentos da cidade. Basta segui-la. Quanto à gastronomia, prove as sandes de lagosta e as ostras.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES