...

Bolhas – Como as evitar e como as tratar

Tecnicamente conhecidas por flictenas; consistem numa acumulação de líquido sob a camada mais superficial da pele, geralmente circular.

Podem ter como causa extremos de temperatura (frio e calor), dermatites de contacto, picadas de insetos, algumas patologias infeciosas, e fricção/pressão. E é sobre as de fricção/pressão o conteúdo deste pequeno texto.

As bolhas tendem a curar espontaneamente, mas os atletas têm tendência a intervir na tentativa de minimizar o desconforto e acelerar a recuperação. Idealmente dever-se-ia consultar antecipadamente um podologista para ter orientações sobre como proceder em emergências.

Deve-se ter em conta que:
– um curativo é sempre algo a considerar para evitar fricção sobre o local.
– caso existam alterações que possam indicar infeção, deve consultar imediatamente um podologista.
– caso o conteúdo da bolha saia, não remover a pele pois serve de proteção. O facto de haver uma abertura na pele implica um risco acrescido de infeção – utilize materiais esterilizados.
– a povidona iodada é um antisséptico básico e adequado para os casos mais simples.

Conselhos preventivos para evitar bolhas por fricção:
– compensar o aumento de volume dos pés, calor e humidade (maior fricção) com as medidas a seguir descritas
– calçado confortável e adequado à atividade física (ler nota final)
– evitar a fricção ou transferir para outro elemento que não a pele: meias que se ajustem bem ao pé, sem costuras, até com elementos específicos de proteção da pele, e que não retenham humidade (algodão retém); “adesivos” para colocar em áreas específicas
– manter a pele hidratada (mais elástica); há cremes apropriados para prevenção de bolhas
– a causa pode ser biomecânica – situações em que há pontos de fricção excessiva devido a movimentos “anómalos” do pé como consequência de alterações funcionais (até a nível superior); deformidades nos pés (joanetes, dedos em garra)

Nota: muitos modelos de calçado de desporto de inúmeras marcas têm variantes com diferentes larguras; isto é, para o mesmo número (comprimento) existem várias larguras.

Artigos Relacionados

Romeu Araujo
Romeu Araujo
Podologista (ACSS 104) com diferenciação em alterações funcionais/biomecânicas em todas as faixas etárias, bem como em alterações dérmicas e ungueais. Site oficial: http://www.podologista.com

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES