...

Os beneficios de correr no escuro

O número de portugueses que que correm regularmente na ruas e participam em maratonas cresce a cada ano, com estimativas a indicar que existem no país cerca de 1 milhão de corredores. O aumento deve-se a vários factores, sendo que um deles é as redes sociais. A partilha de um estilo de vida mais saudável e contra o sedentarismo ganha cada vez mais popularidade no país, e tem uma grande influência na hora de ajudar a motivar aqueles que pensam iniciar a sua “corrida” até uma vida mais saudável.

A corrida é um dos desportos mais completos que traz vários benefícios para a saúde de uma forma geral. Assim como a natação, a corrida melhora todo o sistema cardiovascular, melhorando a circulação sanguínea. Além disso, correr também emagrece, já que aumenta o metabolismo e fortalece a musculatura das pernas, abdominal e das costas.

Outro ponto importante é que correr na rua é algo extremamente acessível e sem grandes custos, bastando ter calçado de qualidade, que seja produzido e fabricado para a prática de corrida. Ao mesmo tempo, é preciso encaixar esta actividade dentro dos horários atarefados de muitos de nós, ao mesmo tempo que também se procuram os maiores benefícios. Muita gente acha que correr enquanto está escuro, seja logo ao início da manhã ou ao fim da tarde não é positivo, pois as temperaturas são mais baixas e começar a correr à noite pode trazer ainda mais benefícios e é sobre eles que vamos falar:

Correr mais rápido
Investigadores da Universidade de Essex, no Reino Unido, descobriram que quem corre ou anda de bicicleta durante a noite sente que o faz mais rápido, e que faz um maior esforço, conseguindo assim tirar mais benefícios do seu exercício. Segundo estes, “quando se corre à noite há menos distrações, e estamos mais em sintonia com o nosso corpo e com o seu ritmo”.

Ajuda a dormir
Outro benefício de correr está na hora de dormir. Muita gente acredita que correr à noite irá levar a dificuldades a adormecer, mas os estudos apontam para o contrário. A Universidade da Califórnia apresentou um estudo onde demonstram que 97% das pessoas que fazem exercício durante a noite viram a qualidade do seu sono melhorar, ou permanecer nos mesmos níveis. A mesma universidade descobriu também que muitas dessas pessoas eram capazes de cair num sono profundo e de qualidade uns meros 30 minutos após o fim do seu exercício.

Ter um maior controle da mente
Correr no escuro também garante um maior controle da mente já que correr durante a noite requer mais concentração e mais foco, educando a habilidade de controlar os pensamentos e de se manter atento aos movimentos. Ao remover muitas das distrações poderá concentrar-se mais na sua postura, e com isso melhorar a sua performance e, hoje em dia, há até mesmo pistas desenvolvidas para ajudar a maratonistas a correrem durante a noite.

Correr por mais tempo
Pelo facto das temperaturas serem menores durante a noite, o atleta consegue correr por mais tempo já que o seu corpo não aquece tão rapidamente como durante o dia. Dessa forma, quanto maior a distância que pretende alcançar, mais fácil fica de alcançar o objectivo se a corrida for feita durante a noite.

Menos poluição
Durante o dia o ar é mais poluído devido à maior quantidade de carros nas ruas, por isso, se pratica corrida é melhor correr durante o período noturno, já que o ar vai estar menos poluído. Além disso, há também menos poluição auditiva e até visual.

Acha que correr durante a noite é para si? Parece ser uma tendência cada vez mais na moda. Durante o inverno pode não haver muita escolha, pois para quem trabalha os únicos momentos livres durante o dia são já durante a noite, mas estes conselhos também poderão ser importantes quando a primavera chegar, e os dias crescerem ao mesmo ritmo que sobe a temperatura.

Artigos Relacionados

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES