...

Ilha das Flores recebe a Taça de Portugal de Trail no próximo sábado

Ilha das Flores recebe a Taça de Portugal de Trail no próximo sábadoNo dia 24 de novembro acontece na ilha das Flores o Extreme West Atlantic Trail, mais uma prova de Trail Run com a chancela Azores Trail Run®, organizadora da Whalers’ Great Route Ultra Trail, que acontece em maio, na ilha do Faial, desde 2014, uma prova já consolidada no calendário internacional de Ultra Trail e integrante do exclusivo Ultra-Trail® World Tour (UTWT), circuito que agrega as melhores provas de todo o globo.

Nesta edição inaugural, o Extreme West Atlantic Trail acolhe a final da Taça de Portugal de Trail 2018, competição organizada pela Associação de Trail Running de Portugal (ATRP), prova esta que atribui o título a um dos 100 finalistas dos mais de 2500 atletas que participaram nas mais de 40 provas de qualificação, distribuídas por todo o país.

Em simultâneo com a prova da Taça de Portugal, decorrerá uma prova aberta, no mesmo percurso, com cerca de 36 km de extensão e 3000 metros de desnível positivo, o que a enquadra no nível de dificuldade grau 4 – o maior na categorização de provas de trail.

Para o Diretor do Azores Trail Run®, “este novo evento é um grande desafio que permitirá dinamizar ainda mais os eventos de desporto de natureza, nomeadamente o trail running, na Região, que são já um importante fonte de atração e potenciação para o setor turístico”. Mário Leal destaca o potencial dos trilhos das Flores para acolher uma prova com o nível de exigência e competitividade que se espera da final da Taça de Portugal. “Colocar de pé um evento como este na ilha das Flores, em pleno inverno é, por si só, uma enorme aventura. Felizmente, foi possível à nossa equipa reunir e formar voluntários na ilha, que têm sido incansáveis para garantir que tudo esteja ao nível a que os eventos Azores Trail Run® já habituaram os atletas, nomeadamente o recém criado Morro Alto Sport Club”, refere Mário, para quem a singular e luxuriante beleza dos trilhos das Flores serão garantia de uma experiência inesquecível para estes atletas.

Rui Pinho, presidente da ATRP, destaca o papel do trail na divulgação de destinos, na crescente  procura de lugares com beleza natural – característica de todas as ilhas dos Açores, e o contributo que o trail tem trazido para o aumento do número de praticantes de atletismo em Portugal. Realça ainda a colaboração com o Governo Regional, autoridades locais da ilha das Flores e o Azores Trail Run® , para a organização de um evento de excelência como a Taça de Portugal, que muito dignifica e faz crescer o interesse na competição.

A prova tem início no sábado, 24 de novembro, pelas 09h00, na Fajã Grande, e permitirá aos atletas embrenharem-se nos antigos caminhos pedestres da ilha, passando por paisagens únicas. A zona da Fajã Grande e Fajanzinha, com as suas características cascatas, será uma experiência única e imperdível. Irão avistar em vários momentos impressionantes quedas de água na encosta e correr praticamente com os pés no Atlântico. Continuarão pela costa mais ocidental do território europeu, desta feita a subir, em direção a Ponta Delgada, e depois rumo à Ponta Ruiva. Começarão a avistar Santa Cruz, onde estará a meta, junto ao Parque Teófilo Ferreira.

O Azores Trail Run® – Extreme West Atlantic Trail conta com o alto patrocínio do Governo Regional dos Açores, e também com os apoios das Câmaras Municipais de Santa Cruz e Lajes das Flores.

Foto: Pedro Silva

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES