...

Cancro do cérebro: correr ou caminhar pode diminuir o risco

Cancro do cérebro: correr ou caminhar pode diminuir o riscoCorrer regularmente ou mesmo caminhar vigorosamente, pode ser um fator decisivo para diminuir o risco do cancro do cérebro.

Há evidência científica crescente que a corrida pode conferir benefícios superiores na promoção da saúde, comparativamente a outros tipos de atividade física de intensidade vigorosa.

A corrida está fortemente associada à manutenção de um peso normal e a um perímetro da cintura menor. Por outro lado, os corredores tendem a adotar outros comportamentos saudáveis. Não fumam e consomem quantidades baixas de bebidas alcoólicas.

Para diminuir o risco do cancro do cérebro, a corrida ou a caminhada vigorosa são agora também recomendadas, conforme justificam os resultados de um estudo publicado na revista “Medicine & Science in Sports & Exercise”.

Prevenir a correr: 12 a 25 km por semana

Correr 12 a 25 km por semana ou caminhar vigorosamente de 19 a 37 km por semana pode diminuir o risco de mortalidade por cancro do cérebro em 43.2% comparativamente com indivíduos que são menos ativos. Neste estudo, foram considerados menos ativos os indivíduos que praticavam este tipo de exercício físico mas não completavam pelo menos 12 km por semana. Para quem já dedica o tempo livre que tem na corrida, sabe que 25 km por semana é uma tarefa fácil. Divide a distância em 5 km ou 7 km por dia de cada vez. Para quem opta por caminhar, necessita apenas de ter mais tempo livre para perfazer a mesma distância de 5 ou 7 km.

Nos adultos, 70% de todos os tumores cerebrais primários malignos são gliomas. Isto é, são tumores provenientes das células da glia. O risco de glioma aumenta com a idade e é mais comum nos homens em 40 %, relativamente às mulheres.

Referências: Lee, D.-c., Brellenthin, A. G., Thompson, P. D., Sui, X., Lee, I.-M., & Lavie, C. J. (2017). Running as a Key Lifestyle Medicine for Longevity. Progress in Cardiovascular Diseases.; Williams, P. T. (2013). Reduced risk of brain cancer mortality from walking and running. Medicine and science in sports and exercise, 46(5), 927-932.; Photo credits:Kristian Olsen

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES