...

Apresentação oficial do campeonato do mundo de trail running 2019

Apresentação oficial do campeonato do mundo de trail running 2019Coimbra e Miranda do Corvo serão as cidades anfitriãs do evento.

Foi hoje oficialmente apresentado no Convento de S. Francisco em Coimbra o Campeonato do Mundo de trail running 2019. Confirma-se que entre os dias 6 e 9 Junho de 2019, o centro de Portugal será o centro do mundo em trail running. Os melhores atletas nacionais e internacionais em corrida de montanha testarão os limites da sua resistência na prova mais icónica da modalidade: 2019 Trail World Championships. O evento desportivo irá integrar o Trilho dos Abutres, em Miranda do Corvo, prova de referência em Portugal, intitulada respeitosamente de “Épica”, que segue para a sua nona edição.

Tiago Araújo, Presidente da Associação Abútrica e do LOC (Local Organization Committee) referiu a dificuldade que enfrentámos em ganhar esta candidatura, tendo sido “uma candidatura que deu muito trabalho, mas que contra todas as expetativas acabou por sair vencedora”.

Presentes nesta conferência estiveram também o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coimbra Dr. Carlos Cidade que considera que “realizar um evento desta dimensão é de extrema importância”, essencialmente porque estamos a falar de “gente capaz de organizar com qualidade, eficiência e eficácia”. O Dr. Miguel Baptista Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo mostrou-se também orgulhoso, sendo que “este evento é importante não só para Coimbra e para a Região Centro, mas também para todo o país”.

A Cerimónia de Abertura acontece a 6 de Junho em Coimbra. A corrida que consagra o título de campeã e campeão do mundo nas categorias feminina, masculina e de equipa, está marcada para o dia 8 de Junho. A peregrinação atlética encerra no dia 9 com a Ultra Trilho dos Abutres, a corrida mais emblemática de Portugal, com milhares de candidaturas anuais, que aumentam expressivamente a cada edição. De mencionar ainda, a realização de várias atividades impulsionadoras na cidade de Coimbra, assim como a Cerimónia de Fecho que se realizará em Miranda do Corvo.
O Dr. Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal, considera que este evento traduz “novas oportunidades em territórios com menor densidade e menor projeção, mas com características únicas e excecionais que farão dos atletas embaixadores da região”. “Este tipo de eventos influencia a procura ao nível do turismo”, acrescentou ainda o Diretor Executivo da ADXTUR – Aldeias de Xisto Dr. Rui Simão.
O evento conta com o patrocínio da Berg Outdoor, empresa portuguesa do Grupo Sonae, sendo que para a Diretora de Marketing Dra. Diana Pinto este é um “evento que envolve muitos recursos, tempo e muita paixão”.

O Vice-Presidente da ITRA (International Trail Running Association) Dr. José Santos salientou que “na longa história apenas a França organizou 2 edições do Campeonato do Mundo, mas apenas Portugal vai acolher 2 edições em 4 anos. É um marco histórico, que me enche de orgulho!”

Também a Federação Portuguesa de Atletismo, como um dos apoiantes oficiais do evento na figura do Presidente, Prof. Jorge Vieira, manifestou “orgulho por o Atletismo Nacional receber um evento deste gabarito” acrescentando que “ao incluir o trail running na nossa modalidade, o atletismo ficou mais rico”.

A prova mundial de trail running será o acontecimento desportivo mais marcante que Miranda do Corvo alguma vez terá recebido. As previsões revelam que passarão por este pitoresco território cerca de 20 mil pessoas e mais de 50 nacionalidades, com um retorno económico para o distrito de Coimbra de cerca de 1.500.000€.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES