...

O UTMB é uma vaidade?

O UTMB é uma vaidade?Nos últimos anos os amantes do trail andam num corre corre. Amealham pontos nas provas pontuáveis para o Ultra Trail do Mont Blanc, na esperança da sorte lhes bater à porta no sorteio. Todos querem participar numa das provas mais emblemáticas do planeta.

Durante algum tempo pensei que seria uma vaidade por parte de alguns atletas quererem juntar ao seu curriculum o UTMB. Depois de lá estar vi que não.

No ano passado estive no UTMB mas não como participante. Este ano estarei lá novamente, como inscrito mas por motivos de lesão não irei participar. Daí poder falar à vontade de um evento que presenciei durante uma semana e que agora o farei novamente não como atleta mas como membro press credenciado, pelo que durante os próximos dias trarei até aos leitores todas as incidências desta prova e em especial dos atletas portgugueses presentes na edição deste ano.

Eu nunca vi um ambiente como o UTMB. Não sei se haverá algum evento desportivo com uma partida como aquela. Não me refiro apenas e só ao evento desportivo em si mas toda a envolvência. O vale de Chamonix é um sonho para quem gosta de montanha e o ambiente vivido na vila é o sonho de qualquer atleta. O público, a arquitetura pitoresca, os atletas, o ar romântico que aquela local emana.

Quando vamos a um concerto sabemos que não vamos estar em palco. Vamos pela música, pelo ambiente, pelas pessoas com quem vamos partilhar as nossas emoções. Aqui é exatamente a mesma coisa.

Chora-se de emoção na partida e à chegada faz-se o mesmo pela mesma razão. Este é ao fim e ao cabo uma prova de emoções, daquelas que nunca mais se esquece.

E eu digo isto sem que tenha participado, que dirão os que já desafiaram toda aquela altimetria, todos os picos, vales e caminhos só percorríveis por quem realmente ama a montanha.

Acompanhe-nos aqui no nosso site, na nossa página do facebook (onde teremos também informação sempre actualizada do nosso amigo Orlando Duarte), ou no nosso instagram.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES