...

Azores Trail Run® estreia novo evento na ilha das Flores

Azores Trail Run® estreia novo evento na ilha das FloresPrimeira edição do Extreme West Atlantic Trail acontece a 24 de novembro de 2018 e acolhe a final da Taça de Portugal de Trail.

O Azores Trail Run® vai organizar, a 24 de novembro próximo, o Extreme West Atlantic Trail, na ilha das Flores. Trata-se do quarto evento da marca Azores Trail Run® a surgir, que chega agora ao Grupo Ocidental, depois de já se ter afirmado nas ilhas do Triângulo e em Santa Maria.

A prova acontece no percurso já delimitado da Grande Rota das Flores, e terá cerca de 40 km de extensão. Nesta sua edição inaugural, o Extreme West Atlantic Trail vai acolher a final Taça de Portugal de Trail 2018, competição organizada pela Associação de Trail Running de Portugal (ATRP).

A Taça de Portugal de Trail caracteriza-se por um nível de competição bastante elevado, existindo por parte de ATRP uma preocupação de integrar atletas de todo o país. Por essa razão, os atletas são apurados por zona de competição (Norte, Centro, Sul, Madeira e Açores). Estes atletas vão competir, com base na sua prestação nas cerca de 40 provas da Taça de Portugal, por um dos 100 lugares na linha de partida do Extreme West Atlantic Trail. Trata-se de uma competição muito renhida,uma vez que serão cerca de 2.000 os atletas a lutar por um dos 100 lugares na prova.

Em simultâneo com a prova da Taça de Portugal, decorrerá uma prova aberta, no mesmo percurso, com número de inscrições limitado, e cuja abertura deverá ser anunciada em breve.

O evento foi anunciado no primeiro Encontro de Turismo de Flores e Corvo, que decorreu nos dias 6 e 7 de abril, na ilha das Flores, e foi apresentado pelo Diretor do Azores Trail Run® , Mário Leal, e pelo presidente da ATRP.

De acordo com Rui Pinho, presidente da ATRP, os Açores são um destino de excelência para acolher uma competição com estas características, por aliarem condições únicas para a prática do trail durante todo o ano com um destino turístico atrativo.

Para o Diretor do Azores Trail Run® este novo evento é um grande desafio, que permitirá dinamizar ainda mais os eventos de trail running na Região, que são já um importante factor de captação para o setor turístico. Mário Leal destaca o potencial dos trilhos das Flores para acolher uma prova com o nível de exigência e competitividade que se espera da final da Taça de Portugal.

O Azores Trail Run® – Extreme West Atlantic Trail conta com o alto patrocínio do Governo Regional dos Açores, e também com os apoios das Câmaras Municipais de Santa Cruz e Lajes das Flores.

Com a criação de mais este evento com a chancela Azores Trail Run®, esta passa a marcar presença em cinco das nove ilhas açorianas, com eventos sempre fora da época alta, e com a particularidade de tocar as periferias do arquipélago, com as provas de Santa Maria e, agora, nas Flores.

Foto: Paulo Gabriel

Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES