...

Andorra Ultra Trail Vallnord

Andorra Ultra Trail Vallnord
Foto: Salomon Suunto Portugal

Andorra Ultra Trail Vallnord levantou hoje o pano com a partida da Eufòria – 233 km e 20.000 metros de desnível positivo. Armando Teixeira embaixador da prova e atleta da Salomon Suunto regressa a Andorra para se estrear numa prova mais pequena.

A partir de hoje até ao próximo domingo, Andorra recebe a 9.ª edição do AUTV (Andorra Ultra Trail Vallnord), um evento que agrega 5 provas, consideradas das mais duras e selvagens do mundo. Nesta edição são esperados 3.000 corredores de 49 países, consolidando este evento como cada vez mais internacional.

Hoje às 7 da manhã foi dada a partida da grande novidade desta edição – a Eufòria, uma aventura de 233 km e 20.000 metros de desnível positivo. A Eufòria é feita em dupla e conta com 12 portugueses, entre eles Jorge Serrazina, um dos emissários portugueses da prova, que fará dupla com João Colaço, e João Mota que fará dupla com Paulo Osório. Entre os atletas estrangeiros destacam-se Nahuel Passerat o vencedor do ano passado da Ronda del Cims, a alemã Julia Böttger, entre outros.

A Ronda del Cims, a prova rainha tem 170 km com 13.500 metros de desnível positivo e dá a volta a todo o principado de Andorra. Uma prova que Armando Teixeira conhece muito bem, uma vez que já alcançou um 2.º e um 6.º lugar. A partida da Ronda está marcada para sexta-feira às 7 da manhã e conta com 22 portugueses, entre eles Hélder Pinto, também ele emissário português do AUTV, Célia Azenha, Guilherme Lourenço, entre outros. Na lista dos favoritos à vitória encontramos nomes como Lisa Borzani, vencedora do ano passado, Nerea Martinez dupla, vencedora da Ronda (2012 e 2015), Antoine Guillon, Campeão do Mundo de Ultra Trail em 2015 e Nicola Bassi, terceiro classificado em 2016.

A terceira prova a partir será a Mític com os seus 112 km e 9.700 metros de desnível positivo. Na partida, marcada para sexta às 22 horas vão alinhar 17 portugueses. Os favoritos para subir ao pódio da Mític são o andorrano Luís Sanvicente, o espanhol Sebas Sánchez, vencedor em 2016 da Transgrancanária Advanced, e a andorrana Aida Fornieles vencedora do Celestrail em 2016.

Para terminar, e como o Andorra Ultra Trail Vallnord assenta nos pilares da solidariedade e superação, será vivida mais uma edição do Solidaritrail, uma caminhada popular aberta a corredores de todos os níveis e pensada para as famílias e para pessoas com alguma incapacidade.

As provas podem ser acompanhadas em http://www.andorraultratrail.org/ e em https://www.facebook.com/AndorraUltraTrail/?ref=br_rs

Depois da saída da Mític os atletas começam a alinhar na partida da Celestrail que sai à meia noite de sexta para sábado. Os atletas terão pela frente 83 km e 5.000 metros de desnível positivo e uma altitude média de 1776 metros. Armando Teixeira vai participar nesta prova pela primeira vez e é um dos favoritos à vitória. Andorra não estava nos planos do atleta da Salomon Suunto Portugal, mas um convite para ser embaixador da prova alterou os seus planos. A sua relação com o AUTV começou em 2013 com a participação na Ronda dels Cims, tendo apenas como expetativa a conclusão da prova. Terminou num brilhante 6.º lugar e regressou no ano seguinte para subir ao 2.º lugar do pódio. Andorra tem um lugar especial no coração do atleta que descreve aquelas montanhas como das mais bonitas e duras do mundo. Este ano regressa mas para fazer 83 km, pois devido a um problema respiratório que o parou, não teve tempo para treinar e fazer uma prova maior, uma vez que qualquer prova acima das 15 horas seria uma loucura para quem só voltou aos treinos há 6 semanas. Mesmo assim, sublinha que nenhuma destas provas é fácil e há que esperar que as montanhas de Andorra “estejam num bom dia”.

No sábado às 8h da manhã parte a última prova competitiva do AUTV, a Marató dels Cims, uma maratona de montanha com 3000 metros de desnível positivo e onde os participantes vão correr numa altitude média de 1928 metros.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES