...

Correr e doar sangue

Corredor dador de sangueDoar sangue é um ato nobre e de solidariedade, é como dar um bocadinho de nós a quem precisa e não tem repercussões negativas na saúde do dador e só vai trazer benefícios para quem o recebe.

Os requisitos são simples:

  • Bom estado de saúde

  • Hábitos de vida saudáveis

  • Peso igual ou superior a 50 kg

  • Idade compreendida entre os 18 e 65 anos.

Existem intervalos para a doação: homens podem doar sangue até 4 vezes/ ano (respeitando um intervalo de 60 dias entre cada doação) e as mulheres até 3 vezes/ ano (respeitando um intervalo de 90 dias).

O sangue é constituído, além de diferentes nutrientes, por oxigénio, que é transportado para os diferentes órgãos e músculos do nosso corpo. Quando doamos sangue verifica-se uma diminuição do volume sanguíneo, cerca de 10% do nosso volume total, o que implica uma diminuição da capacidade de transporte de oxigénio, a todo o sistema muscular. Essa limitação é temporária.

Em média, o organismo precisa de 21 dias para recuperar os glóbulos vermelhos (eritrócitos) e 2 dias para recuperar a fração liquida (plasma). Por esse motivo deverá ter em consideração as seguintes recomendações, após doar sangue:

  • Assegure uma boa hidratação nas 24 h seguintes, evitando as bebidas alcoólicas;

  • Repouse durante o resto do dia em que doar sangue;

  • Poderá retomar a atividade física moderada após as 12 a 15 horas da dávida. No entanto deverá evitar realizar exercício físico intenso e/ou atividades desportivas radicais; conduzir veículos pesados (transportes de passageiros ou cargas); trabalhar em altura e/ou com equipamento industrial;

Se tem por hábito correr diariamente, não deverá fazê-lo um dia antes da doação e se tem como plano uma prova de longa distância, aos quais é exigido o máximo de performance não deverá doar sangue nos 10 dias que antecedem a mesma. A doação de sangue não prejudica os treinos desde que se cumpra o tempo de descanso sugerido.

Em 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS) comemora a data sob o lema «O que posso fazer? Dê sangue. Dê agora. Dê regularmente.» (What can you do? Give blood. Give now. Give often). A campanha deste ano visa sensibilizar a população para a doação de sangue em situações de crise e emergência.

Artigos Relacionados

1 COMENTÁRIO

  1. Gostei do artigo,sou doadora e amo mais que tudo basta ver minha foto do perfil e papel, também amo correr sou corredora de 16km me preparando pra 21km até aqui nunca tive nem um problema porém tomo todos os cuidados

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES