...

Columbus Grand Trail 2017

Foto: Nuno Bettencourt

Onde os teus sentidos são levados ao limite.

Decorreu no passado sábado a segunda edição do Columbus Grand Trail, na Ilha de Santa Maria – Açores. A prova evoca a passagem do navegador Cristovão Columbo que esteve naquela ilha à precisamente 524 anos atrás.

Já tinha participado na edição de estreia em 2016 e dado o agrado com que fiquei e dadas as alterações que a organização anunciou ter introduzido, estava expectante pois quando repito provas, gosto que estas variem.

Em boa hora essas alterações foram efectuadas. O percurso ficou mais duro mas ficou também muito mais bonito, levando-nos a locais de fazer cortar a respiração com tanta beleza.

A prova não é propriamente fácil, com bastante desnível e um constante sobe e desce com trilhos bastante técnicos e com muita água e lama à mistura.

Na edição deste ano houve 3 provas: 77 km, 40 km e 21 km, sendo esta última a novidade do evento em termos de distâncias.

Os vencedores das provas foram Armando Teixeira (Salomon) e Maria Pereira (NPA Gonçalo velho) nos 77 km, Kamil Lesniak (individual) e Sandra Koblmueller (Salomon) nos 40 km e Manuel Moreno (Morcegos Trail) e Filipa Vilar (ATRP) nos 21 km.

É impressionante a adesão da população local a este evento. As pessoas são de uma entrega e generosidade comovedora.

Associações, bombeiros, escuteiros, rádio e jornal local dedicam-se de alma e coração ao evento que leva o nome de Santa Maria além fronteiras.

De salientar a importância para a economia local proporcionada pelo evento, nomeadamente em termos de alojamento, restauração e produtos locais.

Quem nunca veio correr aos Açores não imagina o que por lá os espera. Não há brochura, fotos ou videos que possam ilustrar e riqueza daquelas paragens.

Nada consegue mostrar os sabores da sua gastronomia sem lá estar e fazer o nosso palato explodir de agrado. Só lá estando o nosso nariz consegue sentir o cheiro da terra, do ar e do mar. Só lá estando podemos ouvir histórias fantásticas de quem nunca de lá saiu e de quem saiu mas regressou pois a terra puxa-os como as mães puxam os seus filhos para o seu regaço.

Parabéns à vasta equipa que nos proporciona estas aventuras e vivências fantásticas, à descoberta do que mais puro e belo o nosso país encerra.

Obrigado Mário Leal por teres acreditado que este sonho que um dia tiveste seria um sonho eterno em cada ilha que nos mostras.

Os Açores são assim. Entram em nós e fazem-nos contar os dias até ao dia do próximo regresso.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES