...

Açores inaugura primeiro trilho com sinalética específica

Açores inaugura primeiro trilho com sinalética específica
Foto: Paulo Gabriel

Primeiro trilho nos Açores com sinalética específica para a prática do trail running vai ser inaugurado no Faial.

Percurso no Monte da Guia é o primeiro da Região e será inaugurado quinta-feira, 2 de fevereiro, com a presença do campeão nacional da modalidade, que estará no Faial no âmbito de um workshop destinado a atletas de trail running.

O Clube Independente de Atletismo Ilha Azul (CIAIA), pioneiro na implementação do Trail Running nos Açores, irá proceder, através do projeto Azores Trail Run® e em parceria com o Parque Natural do Faial, à inauguração do primeiro trilho com sinalética específica para a prática do Trail Running nos Açores.

O percurso pedestre de Entre Montes, no Monte da Guia, permite um acesso fácil tanto aos habitantes locais como aos visitantes, pelas suas características ímpares de proximidade à cidade da Horta e às unidades hoteleiras da ilha.

A inauguração do percurso decorrerá na quinta-feira, 2 de fevereiro, a partir das 18h00, com um treino que contará com a presença do campeão nacional de Ultra Trail, Tiago Aires, que estará no Faial esta semana, no âmbito de um workshop sobre a modalidade.

Esta iniciativa faz parte do projeto do Centro de Trail Running da Ilha do Faial – Valorização dos Recursos Endógenos Naturais, Paisagísticos e Patrimoniais, e enquadra-se numa estratégia que poderá abrir portas a um novo segmento de turismo nos Açores através da disponibilização de estruturas que permitirão o treino desta modalidade, com milhões de praticantes no mundo inteiro.

Um dos pilares fundamentais da estratégia de desenvolvimento do segmento de turismo de natureza implementada pelos Açores é a política de planeamento e gestão dos trilhos pedestres, locais onde, preferencialmente, se desenvolve o trail running, atividade que tem vindo a alcançar um número crescente de praticantes. As principais motivações associadas à sua prática são o contacto com a natureza, o bem-estar físico e a descoberta, motivações que se encontram descritas para os mercados de turismo de saúde e bem-estar e, sobretudo, de turismo de natureza, com enorme potencial de crescimento.

TRAIL CAMP – AZORES TRAIL RUN 2017 COM PRESENÇA DO CAMPEÃO NACIONAL

Durante esta semana estará no Faial, a convite do CIAIA, Tiago Aires, campeão nacional de Trail e vencedor do ranking nacional de Orientação Elite, para a realização de um workshop sobre trail running, a decorrer na Fábrica da Baleia, aberto a todos os interessados.

O workshop arranca hoje, 31 de janeiro, e prolonga-se até quinta-feira. Todos os dias estão previstas sessões teóricas e práticas, com início às 18h00. Todas as informações sobre o evento, assim como a inscrição, estão disponíveis na página de Facebook do Azores Trail Run®, em www.facebook.com/azorestrailrun.

Com 35 anos, Tiago Aires foi melhor português no Campeonato do Mundo de Trail, com uma longa experiência em Orientação Pedestre, 11 vezes campeão nacional de Elite e quatro vezes campeão nacional junior. Em 2016, o atleta participou no Azores Trail Run® – Faial Costa a Costa, tendo vencido a prova.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES