...

O que acontece quando deixamos de treinar?

A prática de exercício físico é fundamental para a saúde física, mental e emocional. Os benefícios da atividade física são muitos e a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) pede que sejam feitos treinos de, pelo menos, 150 minutos semanais.

Quando praticamos exercício físico ganhamos força muscular, resistência respiratória, mais confiança, menos peso, menos gordura e menos cansaço.

Mas, o que é que acontece quando nos rendemos ao sedentarismo?

Primeiros 10 dias sem treinar
O cérebro começa a sofrer alterações, uma vez que acontece um menor fluxo de sangue no hipocampo (parte do cérebro que está associada à memória e às emoções). Contudo, salienta um estudo citado pela revista Time, não foram, para já, encontradas mudanças cognitivas a longo prazo nas pessoas que deixaram de fazer exercício físico.

2 semanas sem treinar
A resistência tende a cair e as dificuldades podem aparecer. Basta parar 14 dias para voltar a sentir dificuldade em subir escadas. Os níveis de glicose no sangue começam a subir.

Paragens até quatro semanas
A força começa a diminuir, tal como como detetou um estudo publicado em 2011.

Oito semanas sem treinar
A gordura começa a “atacar”.

Um estudo da mesma revista revelou que até mesmo os atletas de elite começam a ganhar peso quando param cerca de oito semanas, seja por vontade ou imposição. Esta ideia foi reforçada com um estudo deste ano, que revela que as paragens de oito semanas não só aumentam os níveis de gordura, como levam a uma perda de massa muscular por parte dos atletas.

Quando a rotina de exercício físico é esquecida por mais de dois meses, pode-se estar perante um estilo de vida sedentário, conhecido por trazer sérios problemas para a saúde, como a obesidade, a diabetes, as doenças cardiovasculares e os problemas nas articulações.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES