...

Inscrições para o Azores Triangle Adventure já estão disponíveis

triangle_armando_teixeira_2Segunda edição da prova decorre no Pico, São Jorge e Faial, nos dias 7, 8 e 9 de outubro próximo.

As ilhas do Pico, São Jorge e Faial recebem, entre os dias 7 e 9 de outubro próximo, a segunda edição da Azores Triangle Adventure, prova de trail running com a chancela Azores Trail Run. As inscrições já estão disponíveis online, no site da prova (www.triangleadventure.com).

A primeira etapa da prova decorre no dia 7, na ilha do Pico, com os participantes a percorrerem os 28 quilómetros do “Trail da Vinha à Montanha”, entre a vila da Madalena e o ponto mais alto do território português: a montanha do Pico. No dia 8 a prova ruma a São Jorge para a segunda etapa, composta também por 28 quilómetros, com partida no lugar de São Tomé, na Calheta, e meta na Fajã dos Cubres. Este percurso designa-se “Trail das Fajãs”. Finalmente, no domingo, dia 9, correm-se no Faial os 42 quilómetros da “Maratona dos Vulcões”, com partida do Vulcão dos Capelinhos e chegada à cidade da Horta, na terceira e última etapa da prova.

Com um figurino bastante semelhante à primeira edição, a prova permitirá a participação dos atletas a título individual ou em equipas de três pessoas. Neste último cenário, cada atleta corre uma das etapas.

A grande novidade em 2016 é a possibilidade da última prova, no Faial, ser realizada em
contexto autónomo, até porque a “Maratona dos Vulcões” pontua para a Taça de Portugal de Sky.

Desta forma, qualquer atleta que não tencione fazer o exigente percurso de quase 100
quilómetros nas três ilhas, poderá optar por correr apenas a Skymarathon, a prova do Faial, no domingo.

Recorde-se que a primeira edição da Triangle Adventure aconteceu em 2015, quando a marca Azores Trail Run quis trazer para o trail running a complementaridade das três ilhas do Triângulo, tirando partido da diversidade dos trilhos espalhados por Faial, Pico e São Jorge e da proximidade entre as três ilhas. Afinal, em que outro local do mundo seria possível realizar uma prova composta por três etapas,em três dias seguidos e em três ilhas diferentes?

Em 2015 a prova realizou-se nos dias 30 e 31 de outubro e 1 de novembro e foi o maior desafio da organização do ATR até então, não apenas pela logística envolvida mas também pelas condições meteorológicas adversas que obrigaram a mudanças de planos e elevaram a fasquia da exigência que a prova colocava aos cerca de 80 atletas participantes. Armando Teixeira, da Salomon Portugal, sagrou-se grande vencedor da edição de estreia desta Aventura no Triângulo. Em femininos, Lucinda Sousa, campeã nacional de ultra trail, foi a mais rápida no total das três ilhas.

À semelhança do que aconteceu em 2015, também este ano a Azores Triangle Adventure permite aos seus participantes somar pontos para participar no Ultra Trail do Monte Branco, uma das principais provas mundiais da modalidade.

A Triangle Adventure é organizada pelo Clube Independente de Atletismo Ilha Azul (CIAIA), com o apoio dos Parques Naturais do Faial, Pico e São Jorge. O evento conta com o apoio do Governo Regional dos Açores, da Associação de Municípios do Triângulo, da SATA e da Atlânticoline.

Foto: Paulo Gabriel

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES