...

Trilhos dos Abutres prometem superação em 2016

abutres_2016As inscrições abrem na manhã do dia 3 de Novembro pelas 9h00.

Já está em marcha a preparação para edição 2016 dos “Trilhos dos Abutres”, prova de referência no Trail Running nacional, que decorrerá em Miranda do Corvo nos dias 29, 30 e 31 de Janeiro. O evento conta com 3 distâncias: Ultra Trilhos – 50km, Trilhos – 25km e Caminhada – 12km. Haverá também uma prova para os mais pequenos (Trilhos Júnior), Expotrail (exposição de material de corrida) e Fototrail (concurso de fotografia).

Foi em 2011 a 1ª edição daquela que se tornou a mais mediática e uma das provas de referência do Trail Running em Portugal: os Trilhos dos Abutres.

Desde então a prova tem crescido em número de participantes (nacionais e estrangeiros) e na qualidade da organização, a cargo da Associação Abutrica que, para a edição de 2016, promete superação: “Como todos os atletas do Trail, também nós queremo-nos superar. Vamos proporcionar algo único.”

Este compromisso da Associação Abutrica é sustentado pela história da prova.

Integra o Circuito Nacional de Ultra Trail Running da ATRP de 2016 (sendo a primeira prova do calendário), os Trilhos dos Abutres são pontuáveis para o Ultra Trail do Mont-Blanc (prova “rainha” a nível internacional) e contam com a presença das maiores figuras da modalidade em Portugal e não só. Na edição de 2015 participaram atletas de 7 nacionalidades. Para 2016 prevê-se um total de mais de 100 inscritos fora de Portugal. “Aposta forte no turismo da região centro será a grande meta a alcançar”, salienta a organização.

Para além da componente desportiva, o evento conta com actividades paralelas como: o Expotrail, na qual os visitantes poderão encontrar exposição de material desportivo, stands dos parceiros oficiais, mostra de produtos locais, promoção do turismo local, entre outros pontos de interesse; a Tertúlia relacionada com a modalidade e um Concurso de Fotografia. A Caminhada realiza-se no dia seguinte, com o objectivo de atrair mais praticipantes.

O elevado grau de atractividade da prova faz com que as vagas esgotem em poucas horas, daí a organização ter optado por um método diferente de inscrição: 15% para atletas de outras nacionalidades; 35% para a ATRP, 10% para contratos de publicidade e o restante será atribuído por sorteio público.

Os Dorsais Solidários continuam a ser um ponto de honra do evento, onde na edição anterior foram angariados cerca de 2000€.

Outro grande objectivo será o envolvimento de público para assistir à prova. A organização criou o “Kit de acompanhante” onde será fornecido flyers informativos e transporte para assistirem às provas nos pontos com maior interesse do evento.

Este evento foi também pioneiro na criação de parcerias com os restaurantes locais, método esse utilizado em outras provas nacionais e noutras modalidades também.

A Associação Abutrica nasceu no seio de um grupo de jovens de Miranda do Corvo unidos pela prática de desportos ao ar livre, promovendo e participando em várias actividades nesse âmbito. A marca Abutres está registada desde 2010.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES