...

NAOM 2015

Olav LundanesO líder do ranking mundial de orientação pedestre, Olav Lundanes da Noruega, é a grande atração da IX edição do Norte Alentejano O’ Meeting.

O Norueguês triplo campeão do Mundo e bicampeão da Europa, lidera o ranking Mundial desde o dia 11 de Julho, altura em que venceu a prova de distância Média do campeonato do Mundo de 2014 em Itália. O Norueguês não terá tarefa fácil  em terras do Alto Alentejo, pois contará com a forte oposição do atual 5º classificado do ranking Mundial, o ucraniano Oleksandre Kratov.
Em femininos, a estrela maior presente no evento até ao momento é a Ucraniana 12ª do Ranking Mundial, Nadiya Volinska.

De regresso a Marvão e Castelo de Vide

Reconhecidamente um dos mais importantes eventos da temporada, o Norte Alentejano O’ Meeting está a chegar. Distribuindo as suas atenções pelos municípios de Castelo de Vide e Marvão, o NAOM 2015 repete o modelo de sucesso da edição anterior, dando início a uma série de quatro fins de semana consecutivos nos quais Portugal será a Meca dos orientistas de todo o Mundo.

Pela terceira vez em nove edições, Castelo de Vide volta a ser o epicentro da Orientação à escala mundial, acolhendo o Norte Alentejano O’ Meeting 2015. Desta feita, porém, não colhe o exclusivo, já que o programa prevê uma incursão no município vizinho de Marvão. Organizado pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, numa parceria com os municípios de Castelo de Vide e Marvão, Federação Portuguesa de Orientação e Federação Internacional de Orientação, o evento terá lugar no fim-de-semana de 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2015, atraindo uma vez mais as atenções de atletas portugueses e estrangeiros.

O evento dará o pontapé de saída no Vale da Silvana – que alguns recordarão ainda como tendo sido o palco da derradeira etapa da segunda edição do NAOM disputada em 2008 –, num mapa novo assinado por Raquel Costa e Tiago Aires. Os percursos têm desenho de Victor Delgado e João Alves para uma etapa de Distância Média a fazer adivinhar desafios de elevada exigência técnica e física. Da parte da tarde do primeiro dia, as atenções irão estar centradas na encantadora Vila de Marvão para uma etapa de Sprint WRE, pontuável para o respetivo ranking da Federação Internacional de Orientação. Trata-se do regresso a um dos melhores e mais desafiantes mapas de Sprint existentes em Portugal, depois de aqui se ter assistido, no início de Junho de 2012, à decisiva etapa do Campeonato Nacional de Sprint. Distinguido no concurso “Percurso do Ano” com o 15º lugar a nível mundial pelo seu traçado da prova de Sprint WRE do NAOM 2014, Hugo Borda d’Água é novamente o responsável pelo traçado de percursos, sobre mapa de Armando Rodrigues, atualizado “de fresco” por Tiago Aires.

O NAOM 2015 encerra no dia 01 de fevereiro com nova etapa de Distância Média no mapa novo da Quinta das Lavandas, em terrenos com tanto de beleza como de desafio técnico. Raquel Costa foi a cartógrafa do mapa, sendo o traçado de percursos da autoria de Tiago Leal. Importa referir que Luís Sérgio é o responsável pela Supervisão FPO e que as etapas de Distância Média pontuam para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre nível 1 e a prova de Sprint faz parte do Circuito Nacional Urbano CiNU 2015.

Com início em 2007, o Norte Alentejano O’ Meeting teve no romeno Ionut Zinca e na finlandesa Riina Kuuselo os seus primeiros vencedores. Os franceses Thierry Gueorgiou e Amélie Chataing são os mais recentes vencedores duma lista que inclui ainda nomes como os da suiça Simone Niggli, do ucraniano Oleksandr Kratov, da checa Eva Jurenikova, do atual líder do ranking mundial, o norueguês Olav Lundanes, da sueca Helena Jansson e dos portugueses Tiago Romão, Maria Sá e Joana Costa, entre outros. A quinze dias do evento o número de inscritos atinge os 330, provenientes de doze países (Portugal, Espanha, Grã-Bretanha, Noruega, Finlândia, Rússia Bélgica, Brasil, Israel, Alemanha, Suécia e Estónia).

Artigos Relacionados

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES