...

Exercício físico previne demência

O nível de educação e o estilo de vida levado na fase adulta podem ser cruciais no declínio cognitivo. De acordo com a BBC, 76% dos casos de demência devem-se, em grande parte, a maus hábitos diários. Agora, a ONG britânica AGE UK revela as cinco regras de ouro para prevenir esta doença.

1. Fazer exercício físico de forma regular: Segundo a BBC, praticar exercícios aeróbicos, de resistência ou equilíbrio mostram-se como o modo mais eficiente de evitar a demência entre os idosos. Para a ONG, os idosos que não apresentem limitações físicas devem apostar em pequenas caminhadas ou subir escadas.

2. Apostar na dieta mediterrânea: Após um estudo que contou com a participação de 17,4 mil pessoas com uma idade média de 64 anos revela que as que adotaram uma dieta mediterrânea tiveram o seu risco de declínio mental diminuído em quase um quinto. O ómega 3 presente em alguns peixes, nozes e linhaça é a chave.

3. Não fumar: O mesmo estudo da AGE UK revela que as pessoas que fumam apresentam uma maior probabilidade de sofrer de demência na velhice.

4. Ingerir bebidas alcoólicas com moderação: O consumo excessivo de álcool está relacionado com o maior risco de demência. Segundo o estudo, beber bebidas alcoólicas de forma frequente e exagerada causa perdas no tecido cerebral, com maior incidência na zona responsável pela memória e processamento de informações visuais.

5. Ter atenção à diabetes, tensão arterial e obesidade: Um estudo da Alzheimer’s Disease International, citado pela BBC, dá conta de que as pessoas que sofrem de diabetes são mais propensas a ter demência. Além disso, revela ainda que as pessoas portadoras de diabetes tipo 2 também têm mais probabilidade de sofrer deste mal, tal como as que têm excesso de peso, causado, em grande parte, pela má alimentação.

Fonte: Notícias ao Minuto

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES