...

Portugal O’ Meeting 2014

POM 2014Chuva de estrelas em Gouveia

Com o avizinhar de mais uma edição do Portugal O’ Meeting, o nosso país volta a abrir-se, com pompa e circunstância, à Elite mundial de Orientação Pedestre. O Município de Gouveia será o grandioso palco dum evento que terá na atleta Fernanda Ribeiro a sua “embaixadora” e nos líderes do ranking mundial, Thierry Gueorgiou e Simone Niggli, as suas maiores estrelas.

O Clube Português de Orientação e Corrida e a Câmara Municipal de Gouveia juntam esforços e ultimam os preparativos para a realização da 19ª edição do Portugal O’ Meeting. O maior evento do calendário regular de Orientação Pedestre em Portugal volta, uma vez mais, a mostrar os seus pergaminhos, atraindo às paisagens graníticas do sopé da Serra da Estrela um elevado número de atletas, que neste momento se cifra já em 1633 participantes de 21 países. Com 451 atletas inscritos, a representação portuguesa é, naturalmente, a mais numerosa, mas tanto a Espanha como a França, a Suiça ou a Suécia trarão a Portugal um número de participantes superior a uma centena.

POM 2014O excelente entendimento entre o clube oeirense e a autarquia serrana, teve na organização do I Meeting de Orientação de Gouveia, em Fevereiro de 2011, um primeiro e auspicioso episódio. Confessando desconhecer esta região de Portugal, o vencedor na altura e atual líder do ranking mundial, o francês Thierry Gueorgiou, mostrou-se verdadeiramente surpreendido com a qualidade dos terrenos. Será na expectativa de mais um grande evento que Gueorgiou regressa a Gouveia, desta feita para o Portugal O’ Meeting – do qual foi o vencedor nas duas últimas edições e também em 2007. Ao seu lado estará a melhor atleta de todos os tempos, a suiça Simone Niggli, também ela líder do ranking mundial e penta-vencedora do Portugal O’Meeting (últimas quatro edições e ainda em 2002). Gueorgiou e Niggli serão, inquestionavelmente, as grandes figuras deste POM 2014, encabeçando uma lista que integra ainda nove outros nomes do top-50 mundial.

Distribuído pelos quatro primeiros dias do mês de Março, o programa competitivo do Portugal O’ Meeting 2014 incluirá quatro etapas de floresta, um Sprint noturno e ainda uma etapa de Orientação de Precisão. A atleta portuguesa mais medalhada de sempre, Fernanda Ribeiro, é presença confirmada em Gouveia, a título de Embaixadora do evento. Depois de em 2009 ter liderado a equipa que organizou de forma exemplar a 14ª edição do Portugal O’ Meeting, Luís Santos será de novo o Diretor do Evento. Aquele responsável mostra-se particularmente agrado com a forma como decorrem os preparativos e quanto ao número de inscritos, “bem acima dos 1200 participantes que estabelecemos como objetivo mínimo”, reforçando igualmente a ideia da “excelente qualidade dos terrenos”. Garantido está também o elevado nível organizativo a que o Clube Português de Orientação e Corrida já habituou os amantes da modalidade e ainda a excelência do trabalho técnico, assente na qualidade dos mapas, maioritariamente assinados por Raquel Costa e Tiago Aires. Os dados estão lançados e o resultado poderá ser conferido de 1 a 4 de Março, em Gouveia.

Mais informações na página do evento em http://www.pom.pt

Foto: Joaquim Margarido

Artigos Relacionados

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES