...

Azores Trail Run

Azores Trail RunRealiza-se no dia 24 de maio, a 1ª edição do Azores Trail Run, uma iniciativa do Clube Independente de Atletismo Ilha Azul (CIAIA) em parceria com o Parque Natural do Faial, apoiada pelo Governo dos Açores. Esta prova decorrerá na ilha do Faial, em pleno Parque Natural, eleito Destino Europeu de Excelência (EDEN) pela Comissão Europeia. Esta ocorrerá no Dia Europeu dos Parques Naturais e será composta por duas provas, o Trail dos 10 Vulcões e o Ultra Trail Faial Costa a Costa, além de um circuito pedestre para a população em geral, denominado Caminho Velho.

Trail dos 10 Vulcões – 20km

O Trail dos 10 Vulcões, como o próprio nome indica, tem início numa das maiores e mais espetaculares caldeiras vulcânicas que existem no planeta e percorre ao longo de 20km os 10 principais vulcões existentes no alinhamento fissural da península do Capelo. A biodiversidade e a geodiversidade são uma constante neste percurso, destacando-se as paisagens arrebatadoras desta península, onde se pode descobrir uma grande parte da flora endémica dos Açores no seu estado natural. Este trilho de elevada dificuldade atravessa os mais recentes cones vulcânicos da ilha do Faial, terminando no território mais jovem do continente europeu, o Vulcão dos Capelinhos, autêntico cenário lunar, onde é possível pisar num terreno formado por tufo, cinzas e bombas vulcânicas com apenas 57 anos de idade, terminando no Porto do Comprido à cota zero, na principal e maior estação baleeira dos Açores, entre 1940 e 1957.

Ultra Trail Faial Costa a Costa – 52km

O Trail Faial Costa a Costa inicia-se também perto de um antigo porto à cota zero, o Porto da Boca da Ribeira. Nos seus 52km de extensão de elevada dificuldade, somos transportados para outros tempos, em que os Faialenses usavam as chamadas “canadas” para transportar bens, quer pelo seu próprio meio, quer puxados por carros de bois, e que faziam a ligação entre as freguesias. Passando por um farol destruído por uma intensa crise sísmica em 1998, que não nos deixa esquecer a formação telúrica destas ilhas e das suas gentes, grande parte do trilho decorre no maior e mais espetacular graben do arquipélago, uma grande porção de terreno que se abateu entre duas falhas tectónicas. Passando pela escarpa de uma dessas falhas, a Lomba Grande, o trilho termina na caldeira central da ilha, o maior e mais importante vulcão do Faial, onde se faz a ligação ao Trail dos 10 Vulcões.

Esta longa jornada de 52km transporta-nos para uma viagem no tempo histórico e geológico, percorre a ilha costa a costa seguindo a sua criação, de Este para Oeste. Começa em terrenos com cerca de 800 mil anos, percorre uma zona central com 450 mil anos e os seus 50km de extensão terminam num dos locais mais importantes do globo, o adormecido Vulcão dos Capelinhos.

O Trail Running, modalidade em grande crescimento em todo o mundo, é um tipo de corrida bastante diferente da pista e da estrada. Os percursos por onde passam as provas de Trail podem, e devem, incluir trilhos técnicos, muitas vezes inacessíveis de qualquer outra forma a não ser a pé. Por vezes, a tecnicidade e dificuldade dos percursos impede que os atletas consigam correr, e os obrigam a caminhar, saltar, ou mesmo escalar. Esta modalidade é fortemente caracterizada pela competição saudável, com grande respeito pela fauna, flora e pelos outros participantes. Porque, mais do que competidores, os praticantes de Trail são verdadeiros amantes da Natureza.

O Azores Trail Run tem como objetivo a promoção e a divulgação turística e ambiental dos Açores, região que tem-se destacado pelos vários prémios e menções nas áreas do ambiente e do turismo sustentável, nomeadamente:

  • 3 Reservas da Biosfera (UNESCO)
  • Áreas RAMSAR
  • Rede Natura 2000
  • Quality Coast em todas as ilhas (Coastal & Marine Union – EUCC)
  • Bandeira Azul
  • Carta Europeia de Turismo Sustentável (Federação Europarc)
  • Geoparque (UNESCO)
  • Prémio Nacional da Paisagem 2012
  • Parque Natural do Faial como Destino Europeu de Excelência (EDEN – Comissão Europeia)

No âmbito desta prova ir-se-á desenvolver o projeto “Pegada Zero – SOS Laurissilva dos Açores”. Este terá três grandes objetivos; compensar o carbono gasto na organização deste evento, contribuir para a conservação de espécies de flora natural dos Açores e elaborar uma exposição itinerante sobre as espécies mais raras dos Açores e os seus projetos de conservação.

Relativamente à compensação do carbono será efetuado a recuperação de uma zona de entulhos com 5000m2 por onde passa o trajeto deste ultra trail, com a plantação do número de árvores necessárias para compensar o carbono gasto na organização deste evento Assim, pretende-se minimizar o efeito da “pegada de carbono”. Esta reflorestação será efetuada recorrendo às espécies endémicas da Laurissilva dos Açores, permitindo a sua conservação.

Para participar neste evento, informa-se que as inscrições abrem dia 14 de fevereiro até ao dia em que se atinja o limite de inscrições permitidas. Estas podem ser efetuadas online, através da ficha que estará disponível no site www.azorestrailrun.com

O CorrerPorPrazer.com é média partner deste evento e trará até si todas as incidências da mesma. Toda a informação poderá ser seguida na nossa página do facebook.

Video de apresentação:

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

4 COMENTÁRIOS

  1. Meus caros

    Nosso grupo do Clube Millennium estamos interessados em participar na vossa prova. Gostariamos saber se já há valores ou quando souberem nos comunicam para irmos nos preparando€€

    abr.
    Omarques

  2. bom dia.
    gostaria de saber as condições e honorarios enerentes a participação na vossa prova, participo a titulo individual, e uma vez ser açoriano gostaria de participar na nossa prova.
    abr.
    filipe

  3. Boa tarde
    Vou estar de férias em S. Miguel entre 16/07 a 22/07, gostaria de saber se vai existir alguma prova.
    Cordialmente
    Patrícia Grilo

  4. Boa tarde,

    Gostaria de apresentar alguns dos nossos serviços.
    Podiam-me disponibilizar um email para encaminhar a nossa apresentação.

    Com os melhores cumprimentos,
    Ricardo Monteiro

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES