...

Abutres Trail Running School

Com um método de trabalho inovador a “Abutres Trail Running School” é uma escola de trail running para crianças, criada pela Associação Abútrica, sendo a primeira escola com estas características a nível nacional.  No passado Domingo, na Quinta da Paiva, em Miranda do Corvo a “Abutres Trail Running School” realizou o primeiro treino num ambiente descontraído onde participaram cerca de 20 crianças. A alegria foi visível durante e depois deste treino, que durou cerca de 1h30m. No fim a escola ofereceu fruta, pretendendo assim fomentar o consumo de fruta e de hábitos de alimentação saudáveis.

A ideia deste projeto surgiu após o I Trilhos Junior Idealmed realizado no âmbito dos Trilhos dos Abutres, no passado mês de Janeiro e que teve a participação de 200 crianças revelando-se um sucesso e despertando interesse por parte das crianças para este desporto.

“O Trail Running é regido por certos valores importantes ( amizade, camaradagem, respeito pela natureza e solidariedade) que pretendemos  passar às gerações mais novas” afirma João Lamas, coordenador do projeto.

“Pretende-se que as crianças sobretudo se divirtam e ganhem gosto pelo desporto” sublinha João Lamas. Uma das preocupações da Escola foi procurar treinadores com formação em  Desporto para que se respeite o seu desenvolvimento . Os treinadores são Jorge Rodrigues, professor do Ensino básico variante Educação Física na Escola Superior de Educação Física, Pedro Amorim licenciado em Ciências do Desporto e Educação Física pela FCDEF da Universidade de Coimbra e Vitor Gouveia, mestre em treino de Alto Rendimento pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. “Estes primeiros tempos são para crianças dos 6 aos 10 anos” referiu um dos treinadores Pedro Amorim salientando que “a curto prazo e atendendo às solicitações que nos têm sido feitas a idade vai ser alargada até aos 14 ou 16 anos”.

“Sabemos qual a importância em respeitar os estádios de desenvolvimento psicomotor das crianças e jovens, não pretendemos queimar etapas mas sim obedecer ao ritmo biológico de cada criança. Esta equipa técnica pretende considerar a maturação biológica de cada criança, procurando dar o estímulo de treino adequado ao desenvolvimento de cada uma. É um método inovador que tem como base o trabalho por estádios de desenvolvimento e não de idades “ explicou outro dos treinadores Vítor Gouveia

“A formação terá uma forte componente lúdica tendo como base o Trail Running, mas incluindo actividades secundárias como jogos, consciencialização ecológica e nutricional, participação em provas, contacto com atletas de elite, experimentação e intercâmbio com outras modalidades” explicou  Jorge Rodrigues que completa o trio de treinadores naturais da terra, Miranda do Corvo.

A escola funciona aos  Domingos de manhã pelas 10h na Quinta da Paiva em Miranda do Corvo e é aberta a todos quantos queiram participar bastando para tal contactar a escola pelo email [email protected]

Mais informações – João Lamas – 914928602 – [email protected]

Facebook – https://www.facebook.com/www.abutres.net

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Carlos
    Lamentamos a linguagem por si utilizada e discordamos da sua opinião. Como poderá verificar, poderá sempre clicar no botão do canto superior direito e aceder ao nosso site sem que tenha que fazer gosto.
    Cumprimentos

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES