...

Nutridúvidas – Suplemento proteico

Pratico running e gostaria de um suplemento ao qual eu possa ter uma recuperação muscular mais rápida. Tenho tendência para ganho de peso, e meu foco é redução do mesmo. O whey protein seria indicado para mim ou teria outro suplemento que atenderia minha necessidade. 

Caro Leitor,

A redução do peso/emagrecimento não será prejudicada pela suplementação/alimentação específica para recuperar, desde que mantenha o défice calórico, ou seja, que ingira menos calorias através de toda a alimentação do que as que gasta na atividade física.

Sobre esse assunto, sugerimos a leitura dos vários artigos da secção Emagrecer a correr.

Importa ter um plano alimentar adequado ao objetivo, ser regrado e disciplinado sobretudo a longo prazo porque dietas rígidas e restritas duram menos tempo do que o necessário para ter resultados.

Por isso, pode perfeitamente encaixar um suplemento para a recuperação. Tem pelo menos duas hipóteses, ou um suplemento específico e completo para o efeito, ou uma combinação de suplemento proteico (whey precisamente) e hidratos de carbono na forma de alimento.

Sugiro em primeiro lugar que reveja os princípios de uma boa recuperação que apresentámos no artigo Nutrir e reparar:

– hidratos de carbono de fácil digestão para repor as reservas de glicogénio e – proteína de elevado valor biológico para reparar o tecido muscular, além de líquidos e electrólitos suficientes para repor o que perdeu no suor.

Nesse sentido, pode apostar:

– em suplementos específicos dirigidos para a recuperação como o Fast Recovery da Gold Nutrition ou o Epic Pro da USN, basta ajustar a dose ao seu peso e misturar em água, tomar imediatamente a seguir ao treino e esperar 2h para fazer nova refeição

– numa combinação de whey protein (em água) com uma fonte de hidratos de carbono como bananas, pão com doce, batata doce, cereais tipo corn flakes ou mesmo de criança, aveia. Aqui a dificuldade está na quantificação, uma dose padrão seria 20g proteína para 40-50g de hidratos de carbono. Pode consultar uma tabela como a do www.myfitnesspal.com para saber quanto precisa para ter essa dose, a título de exemplo para a banana, precisaria de 2 médias ou de 1 batata doce média com cerca de 200g,

A vantagem do recuperador completo é que basta misturar e beber, além de geralmente ter adicionados outros ingredientes como os próprios electrólitos e vitaminas mas a whey + alimento de HC fica mais económico.

Pode dizer-se que o recuperador é um excelente produto de conveniência mas em matéria de relação dose, qualidade, preço, a whey fica a ganhar. Basta acompanhar com a fonte de hidratos de carbono da sua preferência.

Bons treinos

Filipa Vicente

Artigos Relacionados

Filipa Vicente
Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: https://nutrium.io/p/filipavicente/blog

1 COMENTÁRIO

  1. Obrigado pela atenção e esclarecimento da minha dúvida. Valeu muito esta orientação. Muito obrigado e parabéns mais uma vez pelo conteúdo de qualidade do site.

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES