...

Trail dos 4 Caminhos – o respeito pela natureza

Trail dos 4 Caminhos - Limpeza de PercursoDecorreu no passado domingo o Trail dos 4 Caminhos, prova organizada pelo Clube de Orientação 4 Caminhos e que decorreu na Serra de Alfena – Valongo.

Mais de 800 atletas acederam ao convite da organização, um número muito consideravél, tendo em conta que a prova foi anunciada há pouco mais de 1 mês atrás. Em perfeita sintonia com a natureza, foi grande o convívio entre corredores das 3 distância disponíveis, demonstrando o espírito do trail e justificando uma vez mais a razão para o exponencial aumento deste tipo de provas.

Mas como fica a montanha depois de os atletas lá passarem?

Não posso nem devo ficar indiferente  ao que tenho presenciado em algumas provas como atleta e nesta como elemento organizativo.

Refiro-me ao completo desrespeito pela natureza, tanto por parte  de quem organiza como em quem nelas participa. Durante a semana anterior, andei a fazer reconhecimento e marcação de percurso e recolhemos centenas (ou mesmo milhares de fitas) de provas que anteriormente decorreram naquele local. Provas de BTT, Trial ou outras nem sequer identificadas, foram cinco o tipo de fitas diferentes que ali recolhemos. Não há responsabilidade de quem organiza nem controlo por parte de quem autoriza a organização destas provas.

Mas o desrespeito não fica por aqui. Os atletas também aqui têm a sua culpa. Ao recolher as fitas no final, deparamo-nos com embalagens de gel, de barras e de isotónicos, deixadas por atletas desta prova. Será assim tão difícil colocar a embalagem vazia no mesmo local de onde a tiraram (até ocupa menos espaço)?

Se queremos que este desporto seja sustentável, teremos que todos contribuir para que assim seja.

Aos atletas pedimos civismo, às organizações pedimos trabalho pós-prova e às entidades que autorizem estas provas, pedimos exigência e controlo.

O Grupo Desportivo 4 Caminhos deu nesta prova uma autêntica aula de educação ambiental. Cerca de meia hora depois da chegada do último atleta, a serra estava completamente limpa, muito mais limpa do que há 1 mês atrás.

Parabéns à Organização, a todos os participantes e a todos os que tornaram esta prova possível.

 

Foto: Claudia figueiredo

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

7 COMENTÁRIOS

  1. Desde já os meus parabéns a organização pelo êxito da prova.

    No entanto neste artigo é focado um assunto bem pertinente, o respeito que organizações e atletas tem pelo meio ambiente, realmente vivemos numa sociedade em que a preocupação ambiental é minima.

    As pessoas pensam que por existirem empresas de limpeza de lixo que se pode sujar e poluir tudo que elas limpam.

    Temos de ser nós todos a ter uma atitude cívica para que o nosso mundo consiga estar mais limpo e bonito.

    Os meus parabéns aos 4 caminhos por terem o cuidado de no final limparem a serra e assim prestado um serviço civico.

    Deram uma grande lição a esta sociedade sem hábitos de limpeza ambiental.

  2. Caros amigos antes de mais gostaria de dar os parabéns à organização por este excelente Trail. Sou betetista à uns 10 anitos e comecei nestas andanças dos trais à um ano, sempre me intrigou como era possível pessoas que têm prazer em fazer atividades na natureza e eram os primeiros a polui-la…papeis das barras energéticas, bisnagas do gel e por fim as organizações não se importavam com a limpeza após as provas.
    Cada vez mais tem que se fazer ver a estas pessoas que não custa nada guardar os papeizinhos, que em muitos casos são plásticos, e quando acabam a prova colocar no sitio apropriado.
    Eu gosto de correr e andar de bike em montes limpos…
    Quando vejo as organizações com esta preocupação só merecem o maior apoio, continuem. Até ao ano grande abraço

  3. Parabéns à organização, também gostei muito da prova mas, de facto, o que mais me custou foi ver entulho, pneus e outros detritos espalhados pela serra! Claro que isso é alheio à organização, mas é de facto muito triste o estado de degradação da serra causado pelo desrespeito ambiental e pelos incêndios!
    Quanto à organização só queria questionar se, já que depois da passagem do último atleta, ficam elementos da organização a recolher as fitas e eventuais detritos, se não seria sensato aguardarem todos um pouco mais para que todos os atletas tivessem classificação. Houve um grupo razoavelmente grande que terminou a prova e não teve tempos publicados, julgo eu, por ter ultrapassado o tempo limite da prova. Será que não seria mais sensato não ter tempo limite ou pelo menos que fosse um pouco mais alargado? O DNF (did not finish) para quem até fez o percurso todo é pouco simpático, digo eu! Até ao ano e um abraço!

  4. É sempre um excelente assunto para ser divulgado.
    A limpeza é de facto uma atitude que pode estar presente em cada um de nós. Muitas vezes somos um reflexo do lado de fora pelo que levamos cá dentro.
    E pelos vídeos feitos desta prova só vem a demonstrar o melhor que todos podemos fazer quando contribuimos para isso. Portugal muda e nele o desporto actua sem estar à espera de nada nem de ninguém. Com a força de todos por um gosto comum. Correr. Só prova que cada vez mais temos vindo a melhorar as nossas capacidades. Numa altura dita dificil o bom está ai para demonstrar que está presente. Com os melhores
    cumprimentos e que assim continue.

  5. Ao contrário do que parece, a organização aguardou até à chegada do último participante (na realidade foi até à chegada do colaborador-vassoura que chegou bem depois dos últimos participantes) para encerrar a meta.
    Os resultados provisórios entretanto publicados poderão não ser os mais actualizados.

    Remeto para a lista de resultados actual e caso exista alguma situação que careça esclarecimento sff informem-nos: [email protected]

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES