...

Porto City Race

Porto City RaceNo próximo dia 12 de maio, a cidade do Porto vai ser palco de uma prova internacional e que conta desde já com 10 países participantes.

Falamos com Fernando Costa, diretor da prova, que nos explicará todos os pormenores acerca deste importante evento que animará todo o centro histórico da cidade invicta.

Explique-nos de que tipo de prova se trata?

É uma forma diferente de correr ou caminhar!

O Porto City Race é um evento de orientação urbana integrado no Circuito Nacional urbano da Federação Portuguesa de Orientação, mas aberta a qualquer pessoa quer a nível individual quer em grupo, federados os não federados.

Basicamente em que consiste?

Apesar da Orientação ser uma modalidade centenária, só se pratica em ambiente urbano à relativamente pouco tempo. Em Portugal este tipo de provas começaram no ano 2000.

O participante é que escolhe as suas opções, corre-se com liberdade e aplica-se muito bem a sigla correr por prazer pois não existe nenhuma imposição a não ser a obrigatoriedade de passar pelos pontos de controlo do seu percurso no menor espaço de tempo possível.

Para quem gosta de correr no centro histórico, podem ter a certeza que vão ter que subir e descer muitas escadas, descobrir becos e ruelas, passar por parques e jardins.

“Correr a pensar, pensar a Correr” é a definição de que gosto mais!

Para quem não está habituado a interpretar um mapa de Orientação, aqui não vai notar muita diferença, pois o mapa urbano é muito parecido com um mapa turístico e a organização poderá fazer briefings antes da partida para esclarecer alguma dúvida.

Quer dizer que á partida ninguém saberá qual o percurso que irá fazer?

A partida e a chegada serão realizadas no Palácio de Cristal que é um local emblemático da Invicta. Na partida cada participante recebe o seu mapa onde está impresso o seu percurso.

No total vão existir 14 percursos adaptados ao nível físico e técnico de cada participante.

Os participantes só descobrem qual é o seu percurso, quando recebem o mapa e começa a contar o seu tempo de prova.

Os atletas não partem então todos ao mesmo tempo?

Um programa informático gere de forma aleatória a partida dos participantes que partem em sistema de contra-relógio com um determinado tempo de Intervalo entre cada um.

Há algum equipamento específico que o atleta deverá levar?

Os participantes podem fazer uso de uma bussola. Para quem está a começar uma roupa desportiva serve perfeitamente!

Parece-nos ser uma prova inédita no nosso país mas que já existe noutras cidades europeias…

Este evento não tem as características de uma prova de sprint segundo as normas da Federação Internacional. É uma prova de orientação urbana de distância longa. Os participantes vão percorrer a parte histórica da cidade especialmente a zona do Património Mundial. Para tornar o fim-de-semana mais apetecível em termos desportivos juntamos no dia anterior um dos nossos eventos mais antigos (Justlog Park Race) que este anos se realiza no Monte da Senhora da Assunção e onde a maioria dos participantes Internacionais também marcam presença.

[embedplusvideo height=”281″ width=”450″ standard=”http://www.youtube.com/v/BnuOUFrmWoU?fs=1″ vars=”ytid=BnuOUFrmWoU&width=450&height=281&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep6198″ /]

Houve então promoção da prova noutras cidades além-fronteiras?

Em 2012 promovemos o Porto City Race em Londres (London City Race), com quem realizamos uma parceria. Entretanto fomos promovendo o evento em Provas Internacionais.

Para já temos inscrições provenientes de POR, ESP, FRA, BEL,GBR,GER, HUN, LTU,NOR, UKR.

O turismo desportivo não foi esquecido e criamos alguns pacotes turísticos que vão permitir aos participantes conhecerem a cidade a preços económicos.

E sobre os embaixadores?

Nos nossos eventos mais importantes costumamos ter a colaboração de embaixadores. Desta vez o Telmo Veloso e Susana Simões vão estar ao nosso lado na promoção do evento e ainda esta semana vamos anunciar mais uma figura pública como embaixador.

O que acharam os habituais atletas desta modalidade quando lhes apresentaram as imagens da cidade e o que os esperam em termos de percursos/paisagens?

Em Londres quando viram o mapa acharam que o Porto tem características muito interessantes para este tipo de evento. Também os vídeos que disponibilizamos na internet ajudaram bastante a promover o evento e mostrar o tipo de terreno que vão encontrar.

Quem pode participar? O “vulgar” corredor de pelotão poderá fazê-lo?

Todos podem participar!

A organização terá monitores para ajudar os principiantes e haverá quatro percursos abertos para aqueles que não são federados ou que não têm experiência.

Nos percursos abertos é a importante a possibilidade de poderem fazer em grupo ou em família.

Aproveitando a boa adesão dos percursos turísticos que realizamos no ano passado no centro histórico, resolvemos criar um percurso turístico em que os pontos são colocados em monumentos e até poderão usufruir do cartão Porto Card com desconto na entrada em monumentos com entrada paga.

Como e onde as pessoas se podem inscrever. Qual o preço?

A inscrição poderá ser online através da plataforma Oasis ou então por e-mail ([email protected]) indicando o nome, data de nascimento, nº BI e qual o percurso que deseja realizar.

As taxas de inscrição estão estipuladas no regulamento de competições da Federação Portuguesa de Orientação e para este tipo de evento os não federados pagam – 4,00€ (jovens) e 7,00€ (adultos).

mapa_porto_city_race

 

 

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

4 COMENTÁRIOS

  1. Que interessante. Não conhecia.
    Se um dia tiver a oportinidade participarei deste evento. Gostei.
    Fiquei apenas com uma curiosidade, pois também não vi no site do evento: Qual é a distância total percorrida?

  2. Viva
    A distância depende muito do nível de execução da sua prova. Na orientação trabalhamos mais por tempos.
    Mas posso dizer-lhe que a distância Máxima marcada em linha recta no mapa será de 8,5Km, mas com declive acentuado para esta distância de prova. A informação técnica está quase a ser divulgada.
    Obrigado

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES