...

Carlos Sá compete uma vez mais na mítica “Maratona das Areias”

Português conquistou o 4º lugar na última edição da prova, sagrando-se o melhor atleta não-africano.

O atleta da Berg Outdoor Carlos Sá vai participar pela terceira vez consecutiva na mais emblemática ultramaratona desértica do Mundo, a “Maratona das Areias”, que decorre de 5 a 15 de abril no deserto do Saara. O ultramaratonista português, de 39 anos, parte esta semana para Marrocos, e tem como objetivo defender o resultado de melhor atleta não-africano registado no ano passado, edição em que alcançou um brilhante 4º lugar na classificação geral.

A 28ª edição da “Maratona das Areias” (Marathon des Sables), prova que se realiza anualmente no sul de Marrocos, tem uma extensão total de 250 km, divididos por seis etapas. Os atletas que nela participam estão responsáveis pelo seu material, sendo que a organização só disponibiliza água (12 litros por dia) e uma tenda, para que, no final do dia, os atletas possam repousar.

A “Maratona das Areias”, considerada como a mais dura e exigente corrida do mundo, contou já com mais de 13.000 competidores desde 1986. Carlos Sá, atleta natural de Barcelos, participa pela terceira vez consecutiva na prova, depois de um surpreendente 8º lugar na sua estreia em 2011, e de um 4º lugar histórico em 2012 – ano em que se sagrou também como o melhor atleta não-africano da competição.

Carlos Sá venceu cinco das sete corridas que disputou em 2012, tendo, além do 4º lugar na “Maratona das Areias”, alcançado idêntica posição no “Ultra Trail du Mont Blanc” (103 km). Já em 2013, Carlos Sá tornou-se no homem mais rápido na ascensão ao Aconcágua na Argentina, o ponto mais alto da América e de todo o hemisfério sul com 6.962 metros de altitude. O mais famoso ultramaratonista português e um dos melhores do mundo na atualidade subiu ao cume e regressou em apenas 15 horas e 42 minutos, superando em cerca de 5 horas o anterior melhor máximo.

Na edição deste ano, que se iniciará no próximo dia 5 de abril, participarão ainda os conhecidos atletas de pelotão Pedro Gonçalves (Pedro Igor) e Analice Silva.

Analice que participará nesta prova através da boa vontade de dezenas de atletas que por iniciativa de Carlos Sá colaboraram com donativos para que a sua inscrição fosse possível, cumprirá aos 69 anos o seu sonho de participar nesta mítica prova.

O CorrerPorPrazer.com irá estar atento á participação dos portugueses e trará até si todas as incidências na sua página oficial do facebook.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

2 COMENTÁRIOS

  1. Vou acompanhar esta prova, com todo o interesse. A melhor sorte do mundo, para este grande atleta!

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES