...

Norte Alentejano O’ Meeting 2013

Norte Alentejano O' Meeting 2013Falta pouco mais de um mês para a abertura da nova temporada de Orientação Pedestre e Nisa prepara-se para ser o palco das primeiras grandes emoções de 2013. É o regresso do Norte Alentejano O’ Meeting aos terrenos de boa memória que o viram nascer há seis anos atrás.

Surgido em 2007, do crer e da vontade do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, o Norte Alentejano O’ Meeting está de regresso para a realização da sua 7ª edição. Ao longo destes anos, o evento soube crescer e consolidar-se, graças ao prestígio crescente das suas organizações e ao apoio inequívoco das forças vivas dos vários municípios por onde foi passando, entre orgãos do poder local, proprietários dos terrenos, agentes económicos e dinamizadores culturais.

Dos afloramentos rochosos de Arez aos cerrados soutos do Vale de Ródão, contam-se em seis as edições do NAOM cuja oferta contempla alguns dos mais belos mapas e terrenos do mundo. Bem presentes na memória estão, entre outras, a etapa de Aldeia da Mata (Crato), aclamada pela generalidade dos participantes e distinguida como o sexto melhor percurso mundial em 2010, ou a etapa de Entre-Ribeiras (Portalegre), integrada no Portugal O’ Meeting 2011 e na qual o francês Thierry Gueorgiou estabeleceu a segunda maior pontuação de sempre em provas do ranking mundial.

Mas voltemo-nos para esta edição 2013 do Norte Alentejano O’ Meeting. Um pouco mais tarde que o habitual, a Taça de Portugal de Orientação Pedestre conhece em Nisa, no primeiro fim de semana de Fevereiro, as duas primeiras etapas. Com um popular Sprint Noturno de permeio, o programa do NAOM 2013 será constituído por duas provas de Distância Média, a última das quais igualmente pontuável para o ranking mundial da modalidade. Refira-se ainda que o evento abre um ciclo de provas internacionais no nosso país e que se estende, nas duas semanas seguintes, aos concelhos de Idanha-a-Nova e de Pombal, prometendo transformar Portugal, uma vez mais, na “Meca” da Orientação mundial.

 

Dmitriy Tsvetkov é cabeça de cartaz

Com presença confirmada, o russo Dmitriy Tsvetkov é, até ao momento, a grande figura deste Norte Alentejano O’ Meeting 2013, ele que é o melhor atleta russo da atualidade e ocupa a 6ª posição do ranking mundial. Dois lugares abaixo no ranking temos o vice-campeão do mundo de Distância Média em título, Valentin Novikov, que já confirmou igualmente a sua presença em Nisa, regressando assim a Portugal e ao Norte Alentejo, depois de ter participado na quarta edição do NAOM (Crato, 2010). Mas estes serão apenas dois dos quase mil participantes que marcarão presença em Nisa para um fim de semana a prometer muita e boa Orientação.

 

Para os mais curiosos, refira-se que o facto de agrupar os melhores do mundo não retira ao evento esse caráter “generalista” e que permite a pessoas de qualquer idade ou condição física pisar, ao mesmo tempo, os mesmos palcos que os grandes nomes da Orientação. Já alguma vez se tinha imaginado a entrar em campo ao lado dum Cristiano Ronaldo? A organização tem preparados percursos para todos os níveis de dificuldade e ainda coloca à disposição dos estreantes um grupo de monitores que seguramente lhes irão mostrar todo o fascínio que um percurso de Orientação encerra. E após uma jornada plena de emoções, fica o convite a que espraie o olhar sobre as incríveis paisagens com o Tejo em pano de fundo, faça um programa de relaxamento nas Termas da Fadagosa, visite o Museu do Bordado e do Barro ou viaje pelos paladares alentejanos, ao encontro de dois polos da sua maior expressão, o Queijo de Nisa e o Queijo Mestiço de Tolosa.

 

Saiba tudo em http://www.gd4caminhos.com/naom2013.

Saudações orientistas.

 

[Este artigo é patrocinado por Orievents e SERI]

 

Artigos Relacionados

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES