...

Meia da Póvoa Cego do Maio – PIRATA… MAS SENSATA

Meia da Póvoa Cego do Maio - PIRATA... MAS SENSATAJá é oficial o que se temia. A Meia maratona da Póvoa de Varzim, denominada Cego do Maio, foi cancelada.

Muito se tem falado e sugerido sobre o cancelamento daquela que seria a 21ª edição desta popular e acarinhada Meia Maratona, cancelada pela razão que actualmente tenta ser a resposta a tudo: a maldita crise.

Não haverá prova oficial, mas se houver uma não oficial?

Apoiados pelas ideias de muitos, alguns sugeriram a comparência em peso de todos os amigos desta Meia Maratona, no dia 6 de março, no local de partida, para uma “Meia Pirata”, em jeito de treino, sem prémios nem classificações.

De entre os sítios onde se procurou informação e onde se comentou e sugeriu, os espaços do Vitor Dias – CORRER POR PRAZER, do Fernando Andrade – CIDADÃO DE CORRIDA e do Carlos Castro – CRÓNICAS DAS CORRIDAS, foram – entre outros – dos mais utilizados, pelo que os seus autores se sentiram na obrigação de fazer algo.

Todos sabemos que uma prova necessita de uma organização que leve a cabo uma série de procedimentos de carácter obrigatório, que garanta a segurança e todo o apoio aos atletas.

Assim, em função das inúmeras sugestões deixadas pelos nossos leitores, foi efectuado um contacto com a Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, no sentido de alertar para a possibilidade de haver um grande ajuntamento de pessoas no dia previsto para a realização da prova – 06/03/2011, às 10h00, com todos os riscos que tal situação acarretaria, nomeadamente ao nível da própria segurança.

Foi por nós sugerido que a Junta tomasse providências, nomeadamente solicitando uma “legalização” deste treino conjunto, colocando policiamento e uma ambulância ao dispor dos atletas.

Demonstrando receptividade, a Junta de Freguesia informou-nos que iria reunir e estudar a questão, contudo, cabe-nos alertar (e não mais do que isso):

– Apesar de estarmos perante uma ideia brilhante, que seria um protesto inédito face a decisões políticas que não servem o desporto que todos amamos, um grande aglomerado de pessoas correndo pelas ruas da cidade em grupo compacto (incluindo um troço de uma via rápida), sem controlo do trânsito, pode tornar-se perigoso e merecedor de intervenção das autoridades;

– A fazer-se, tratar-se-á de um treino em que cada um é responsável pela sua segurança e a organização não é de ninguém em particular, mas espontânea;

– Cada um terá que ter a consciência de que estará a correr na via pública, onde o trânsito não foi cortado, por isso deverá ocupar apenas os passeios ou bermas e ter em atenção que os restantes utentes são cidadãos com os mesmos direitos;

– Os sites em questão não são organizadores nem mentores da iniciativa, servindo apenas de veículo da informação e da opinião dos seus leitores.

Contudo, caso a Junta de Freguesia contactada avance com uma resposta favorável em relação à nossa sugestão, teremos todo o prazer de servir de mediadores “dessa boa nova”, tentando proporcionar uma bela manhã a todos quantos queiram correr a primeira “Meia Pirata” do norte (porque no sul já se fazem a um bom ritmo).

Meia Maratona “PIRATA” Cego do Maio

Póvoa de Varzim, 06 de março de 2011, 10h00

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

12 COMENTÁRIOS

  1. Foi na do Cego do Maio que me estreei nas Meias (para ser mais exacto: que me estreei em provas de atletismo amador), em Outubro de 2000.
    As memórias desse dia dariam uma bela crónica.
    Dia 6 lá estarei.

  2. Já me estava preparando para a MM “Cego do Maio”. Porém e lamentavelmente, o Atletismo ainda não é credor do respeito que deveria merecer e o mínimo pretexto é aproveitado para anular uma prova com grande tradição. Foi pena. Mas o Atletismo continua bem vivo; às vezes, parece, não muito bem visto. Nem o ser barato e contribuir para a saúde das populações “toca” os nossos responsáveis. Os move a um pouco de sacrifício. Esse é para nós quando superamos e transformamos a dor física e psicológica em prazer nos treinos e nas provas (que não são anuladas…). Dia 6 de Março de 2011 não estarei na Póvoa de Varzim. Pugnemos para que no próximo ano a tradição seja reposta.

  3. Mas que bela iniciativa de protesto!
    Eu sou um dos muitos indignados com este cancelamento.
    Fico peplexo quando verifico que, no meio de tantos gastos supérfulos, se usa o pretexto da crise para cancelar uma prova anual com dezenas de anos de tradição.
    Eu que sou leigo nestas coisas pergunto: sendo as meias quase exclusivamente organizadas por privados, darão as mesmas prejuízo???
    Garanto-vos que o desporto da moda por cá – BTT – não terá uma única prova cancelada.
    O atletismo parece que passou a parente pobre e nem um evento anual merece.
    Gostava que muitos se associassem a esta saudável forma de protesto.
    Querem tirar-nos tudo, mas não podemos permitir que nos tirem o prazer de correr.
    EU VOU LÁ ESTAR!

  4. Meus caros amigos;

    Deixem-me cá “meter a minha colher”, e apoiar esta iniciativa. Infelizmente estou bem longe e não poderia dar o meu apoio presencial.

    Esta pseudo-crise é argumento fácil, para que deixem de apoiar iniciativas deste carácter desportivo. É uma burrice que as empresas, argumentem que não podem apoiar, pois poderiam tirar melhor proveito em incentivar as pessoas a participar e darem alento às pessoas para praticar desporto.
    Infelizmente, vêm-se empresas a apoiar o mundo do futebol, com milhões, que vão para o bolso de meia dúzia deles, e não dão um tostão, para a fomentação e prática de outros desportos populares.

    Na Holanda, onde eu vivo, as empresas são elas que estimulam os seus funcionários a participarem nas milhares de provas de atletismo, com os BusinessRuns. São as empresas que financiam desde a participação na prova até às próprias organizações das provas. Por um lado tem um atrativo fiscal, por outro lado, o facto dos trabalhadores poderem fazer desporto, estão menos doentes, menos estressados, e sentem-se melhor para o trabalho e têm uma boa relação empregador/empregado.
    Isto são outras mentalidades, e outras políticas desportivas.

    Parabéns pela iniciativa.
    José Xavier
    http://josexavier1.blogspot.com

  5. Boa Noite sou teresa atleta do VSC de Guimaraes foi com tristeza que soube que esta prova a qual tenho um carinho especial tenha sido cancelado por motivosi… austeridade financeira. Enfim mais uma vez o atletismo e o desporto ficam como desculpa.. Penso que a ideia lançada e bastante boa e devemos reunir sim o maior numaro de atletas e fazer ver que mereçiamos esta prova!!!!!
    No entanto deixo aqui uma msg de sensibilidade vi a reprotagem da actual situação da albertina dias uma atleta que nos diz muito e para muitos(as) é um exemplo para todos. Sugeria que tb neste concivio amizade uma acto de solidariedade para a nossa atleta
    aguardo uma resposta

  6. Se não houver lesões,eu estarei lá!!!
    Concordo que se deveria enviar um convite á Albertina Dias e mostrar-lhe a nossa solidariedade!
    Abraço
    Paulo Rodrigues

  7. Ainda não há novidades?
    A Junta não respondeu?
    Aonde é a concentração? No local de partida habitual (em frente à discoteca Budha)?
    Obrigado!

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES