...

I Trilho dos Abutres – Um sucesso do inicio ao fim

I Trilho dos Abutres - Um sucesso do inicio ao fimRealizou-se há precisamente uma semana o I Trilho dos Abutres, prova realizada em Miranda do Corvo, a que o Correr Por Prazer se associou como Média Partner do evento. O facto de se realizar pela primeira vez, em nada impediu que o sucesso da prova tenha sido uma realidade, comprovado pelas diversas opiniões de quem participou ou simplesmente assistiu a este evento sem precedentes na região. Leia a nota de imprensa da organização da prova, assim como as diversas opiniões de muitos dos participantes.

NOTA DE IMPRENSA

O SONHO COMANDA A VIDA

Após a realização do I Trilhos dos Abutres no passado dia 22, nada melhor que uma estrofe do   grande poema “A Pedra Filosofal” do António Gedeão, “Que o sonho comanda a vida”  para exprimir o que vai na alma de todos os que fizeram parte da organização desta  extraordinária manifestação desportiva, no concelho de Miranda do  Corvo. Sonhamos e o sonho realizou-se.

Foram muitos os depoimentos daqueles que nos visitaram e participaram neste evento. A 1ª edição foi logo considerada uma prova de referência a nível nacional.

Recordamos apenas o depoimento do grande vencedor da prova  Luís  Mota: “Miranda do Corvo tem excelentes potencialidades naturais para o Trail, mas a sua grande riqueza são sem dúvida as pessoas, que tão bem receberam quem os visitou.”

Esta prova de trail contou com atletas de todo o pais desde o  Algarve ao Minho e também com atletas Espanhóis vindos da Galiza e de  Salamanca.

Estiveram á partida 190 atletas no trail e 70 na caminhada, curiosamente só  alinhou um atleta do nosso concelho, visto que toda a equipa dos  Abutres Running Team estava envolvida na organização.

A prova decorreu num percurso misto, em que alternava trilhos técnicos, junto a  ribeiros com  pequenos estradões, que levaram atletas e caminheiros  aos recantos mais belos, da Serra da Lousã. Foi uma constante o contacto com a natureza pura e virgem ou como alguns atletas chamaram “pura e dura”.

A opinião foi unânime em considerar  a prova com  características de trail puro e duro,das mais técnicas que a maioria dos atletas participou. Nos 32km de extensão o  desnível foi de 1300metros, tendo-se registado -2 graus negativos no  ponto mais alto a 934 metros de altitude, junto ao observatório  Astronómico António dos Reis. A beleza da natureza fez com que os atletas apesar do cansaço os atletas atravessassem a meta com um sorriso nos lábios, justificando plenamente o grande desafio a que se propuseram.

Abutres Running Team

TESTEMUNHOS

“Que belos trilhos e que grande organização. Parabéns para ti (Coragem) e todos os que, com muito trabalho, tornaram isto possível. Um abraço”

Jorge Serrazina in facebook 24-01-2011

“O nascimento  de uma excelente prova de Trilhos…

Miranda do Corvo foi hoje a “capital do Trail nacional” com a realização da primeira edição dos “Trilhos dos Abutres”

“Só bons momentos em Miranda”

“Miranda do Corvo tem excelentes potencialidades naturais para o “trail”, mas a sua grande riqueza são sem dúvida as pessoas, que tão bem receberam quem os visitou. Um forte abraço para todos!”

Luis Mota – Vencedor do I Trilhos dos Abutres – In http://tomaracorrida.blogspot.com

“…fomos agora presenteados pelos amigos Abutres com uma prova do mais puro Trail extremamente bem organizada. Tivemos um percurso duríssimo mas de grande qualidade…Parte inferior do formulário

Anibal Godinho in fórum O Mundo da Corrida

“Prova fantástica impressionante bela dura arriscada dura exigente etc.

Parabéns Abutres este trilho vale ouro! Que o mantenham por muitos anos e que eu possa ir sempre.”

Paulo Pires in fórum O Mundo da Corrida

“Esta prova vai ficar para sempre no meu coração!”

João Colaço in fórum O Mundo da Corrida

Parabéns à Organização pela espectacular prova que nos proporcionou! Muito bom!!!

João Graça in fórum O Mundo Corrida

“Parabéns aos Abutres pela excelente prova com que nos brindou!

Só tenho a dizer bem,óptimos abastecimentos,trilhos indiscritiveis,muita simpatia,organização de primeira e uma Chanfana muito boa

Prova Sublime!”

 

Flor Madureira in fórum O Mundo Corrida

Obrigado Abutres!!! Valeu a pena a viagem até Miranda. O trajecto, os voluntários, os abastecimentos, o convívio, tudo estava perfeito!

Os Abutres aumentaram a fasquia para as próximas provas em Portugal. Não me admiro se qualquer dia ouvir “esta prova era boa mas não se comparou aos Abutres…”, “o trajecto era duro, quase tão técnico como os Abutres”.

Mais uma vez parabéns e OBRIGADO!!!

 

 

Telmo Veloso – in fórum O Mundo Corrida

“Hoje foi tudo em doses brutas, subidas, descidas, água, lama um percurso que dava para todos os gostos.

Se tivesse de transmitir tudo numa única palavra, diria que foi esplêndido.”

 

 

“Infelizmente não pude ficar para a noite, a festa prometia ser rija, regada a Licor Beirão, uma última palavra para a Organização, excelente a todos os niveis o pessoal  que animava a zona de meta a Banda, todos os elementos que estiveram ao longo do percurso, Bombeiros Voluntários, tudo 5 estrelas, um evento onde vale a pena voltar.”

Paulo Sequeira in http://sicatriatlo.blogspot.com

“No panorama nacional é difícil encontrar prova tão ou mais técnica…”

“Que grande diversão. Aquela subida pela linha de água sempre de gatas, a descida pela pista do downhill, troços simplesmente espectaculares. De modo resumido considero como pontos mais positivos a marcação do percurso, a pontualidade da partida, os abastecimentos, e acima de tudo o staff ao longo de toda a prova, principalmente nos locais mais críticos.”

Guilherme Hora in fórum O Mundo da Corrida

“Parabéns Abutres pela excelente prova que organizaram.

A subida pelas levadas é divinal.

A descida espectacular…”

 

Joaquim Ribeiro in fórum O Mundo da Corrida

 

“Brutal !!

Obrigado e os meus sinceros parabéns aos Abutres por uma excelente Prova , numa zona lindissima e com um percurso magnifico .”

“Durinho, mas lindo, que me deu um enorme gozo a fazer e a superar cada dificuldade que ia deparando.”

José Magro in fórum O Mundo da Corrida

 

“Foi espetacular, as previsões que fazemos antes de lá chegar são sempre otimistas mas não imaginamos nunca aquilo que nos espera quer em dificuldades no percurso, quer na espectacular panorâmica da beleza da Serra da Lousã.

Não sei se é possível encontrar um trail com esta dimensão e qualidade em Portugal…”

 

 

“…os Amigos Abutres conseguiram criar ali uma maravilha de Trail que deixou em todos uma cotação elevadíssima pela sua excelência. Espero que consiga arranjar vaga para lá voltar para o Ano, não me vejo a passar ao lado de uma prova com esta qualidade.”

Joaquim Adelino in fórum o Mundo da Corrida

Simplesmente fantástico!!!

“I Trilhos dos Abutres – Um dos melhores eventos de trail que participei até a data. Com um percurso excelente, duríssimo e técnico tanto a subir como a descer.

-Abastecimentos bons;

– Marcação excelente, nalguns sitios marcação de 30 em 30m, acho eu é que com o cansaço…;

– Pessoal de apoio e de entretimento (os speakers sozinhos quase faziam a festa toda) exclente;

– Almoço óptimo;

– Saco de atleta bom, talvez só a faltar uma pequena lembrança da prova, talvez uma peça em feita em xisto – é uma ideia.”

 

“No geral foi um evento muito bom, de 0 à 10 leva 9 pontos, só não leva 10, porque pró ano vai ser ainda melhor….

Os meus parabéns a toda organização e pessoas envolvidos.”

 

 

Nuno Silva in fórum o mundo da corrida

 

“…mas para toda aquela Grande Organização Abútrica, conjugada com o excelente apoio dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo que com a sua presença nos transmitiram a segurança necessária para estes Trilhos, os meus PARABÉNS. Sempre incansáveis no seu apoio, sempre prestáveis.”

“Quanto aos Trilhos são FABULOSOS… o correr práticamente sempre por trilhos ladeados pela água é um prazer enorme. A presença da água era constante”

Fernando Fonseca in fórum o mundo da corrida

Parabéns a todos os intervenientes na organização do I Trilhos dos Abutres!

Só uma palavra me ocorre, ESPECTACULAR!

 

 

Paulo Rodrigues in fórum o mundo da corrida

“Não estive lá, mas…

Pelo que li antes e, sobretudo, pelo que li agora, esta organização pôs a fasquia muito alta (em todos os aspectos, e ainda bem) a partir de agora vai haver um tempo do antes e o depois dos Trilhos dos Abutres!”

Orlando Duarte – in fórum o mundo da corrida

Os abutres podem não ter “carris” mas que têm uns grandes trilhos lá isso têm.

Muitos parabéns e abraço aos abutres e às gentes boas de Miranda do Corvo.

 

 

António Almeida in fórum o Mundo da Corrida

Os trilhos são fabulosos, paisagens espectaculares, duro e técnico q.b., a amabilidade de todos desde a organização às gentes da região, o excelente apoio dos bombeiros que estavam onde eram necessários.

Fernando Fonseca in fórum o Mundo da Corrida

“…foi sem dúvida a prova que mais prazer me deu fazer até hoje. A organização, o percurso, as dificuldades, as pessoas, o companheirismo, o ambiente, as caras novas que se vão conhecendo e a serra, magnífica, que já conhecia de outras andanças, mas que absorvi de uma perspectiva nova, completamente diferente.”

Prates in fórum o Mundo da Corrida

Trilhos espectaculares, um percurso de sonho, uma felicidade imensa estampada nos rostos dos participantes e dos organizadores. Vocês foram simplesmente espectaculares. Foi sem dúvida “a cereja em cima do bolo”.

Carlos Natividade Silva in fórum o Mundo da Corrida

 

“Para a primeira edição estiveram MUITISSÍMO BEM ! Parabéns !!!”

Luis Miguel in fórum o Mundo da Corrida

 

“A primeira edição dos Trilhos dos Abutres foi sem dúvida um grande sucesso. Nada faltou!

Desde o percurso traçado, os vários abastecimentos até a comemoração final do almoço…

Tudo estava realmente bem organizado.”

 

“Quem é amante da natureza terá certamente um prazer enorme em participar nesta prova, por isso quem não teve oportunidade este ano, só posso recomendar vivamente participar na 2ª edição desta prova já em 2012.”

Mark Macedo in http://mmportorunners.blogspot.com

“Parabéns foi uma prova exemplar em todos os aspectos linda e dura”

“E uma excelente organizaçao mais uma vez parabéns”

Raul Quaresma in livro visitas www.trilhos.abutres.net

Exelente prova!!! 5estrelas. Continuem sempre assim! Grande abraço,e um GRANDE obrigado!

Nelson Jorge Alves de Sousa Bento  in livro visitas www.trilhos.abutres.net

Parabéns a toda a Organização pela magnífica prova que nos proporcionou. *****

João Graça in livro visitas www.trilhos.abutres.net

“…Prova muito bem organizada e muito bem marcada, parabéns à Organização e a todos os voluntários que proporcionaram uma excelente prova sempre prontos a ajudar e a incentivar.”

Alexandre Cunha in livro visitas www.trilhos.abutres.net

“Boa Tarde ABUTRES!!!

Acredito que alguns ainda “guardam” com orgulho algumas marcas deste evento que pudemos disfrutar!

Gostaria antes felicitar TODOS os que estiveram aliados directa ou indirectamente a esta Organização… PARABÉNS AMIGOS!!!

Encontramos em cada um de vós o INCENTIVO, a BOA DISPOSIÇÃO e a CORAGEM que tanto precisávamos para ultrapassar cada obstáculo…

 

Anibal Lopes in livro visitas www.trilhos.abutres.net

Quero desde já agradecer a todos os Abutres e amigos que colaboraram com os mesmos, por nos terem proporcionado este trail fantástico. Não há muito a dizer, porque já li mais de 50 relatos e são todos unanimes em afirmar que este foi um trail 5estrelas. Só quero acrescentar que hoje já estou com saudades do que passei nessa manhã maravilhosa. Já estou a contar os dias para estar na próxima edição. Um forte abraço para todos!

Luis Capinha in livro visitas www.trilhos.abutres.net

 

“Mais um fim de semana passado no fantástico mundo do Trail.

Desta vez em Miranda do Corvo, uma prova de elevado pormenor a todos os níveis preparada pelos nossos Amigos Abutres (um bem hajam)”

“32km de pura adrenalina, um engano, e uma recuperação fantástica, pecando por apenas 2min, os meus parabéns a todos os que participaram, à equipa que montou todo este festival, e aos speekers (excelt), sem esquecer o grande vencedor Luís Mota.”

Albino Daniel in Facebook

Parabéns.

Parabéns a todos os Abutres, montaram uma prova com referência no Trail!

 

 

Victor Ferreira in Facebook

 

“Obrigado Miranda do Corvo. “

“No Iº Trilho dos Abutres eu ía com espectativas muito elevadas, pois conhecia os Abutres Running Team e conhecia um pouco da região pelas fabulosas provas do AxTrail. Mas muito honestamente… então não é que “aqueles tipos” conseguiram ainda superar as minhas espectativas!!!! Esta prova foi brutal; com palavras é dificil descrever toda a beleza do percurso, com fotografias faltam os cheiros, os sons, a adrenalina, o vento, o frio, o calor humano da Organização, a simpatia dos Bombeiros… esta prova tem de se viver tem de se fazer porque é simplesmente divinal. Na minha modesta opinião eu mantinha este traçado, incluindo a subida ao Cristo Rei. Se alguém me disser que o “atletismo” não tem adrenalina vou-lhe recomendar este percurso.

Extra prova também queria fazer aqui mais duas referências: a primeira aos BOMBEIROS DE MIRANDA DO CORVO. Quantos são?!!! Estavam em todo o lado; estavam sempre bem dispostos; estavam sempre prontos a ajudar; a feijoada estava do melhor (e eu adoro feijoada). Estes Bombeiros simbolizam o verdadeiro espírito do voluntariado e de tudo que eu sempre ouvi dizer de bom desta classe. Parabens aos Bombeiros de Miranda do Corvo. Outra referência vai para a Analice. Teve uma Homenagem que Merece. Gostei de ver chorar de emoção uma Senhora que me faz orgulhar pertencer à Grande Família do Trail. Os Abutres conseguiram fazer uma homenagem simples mas sentida e honesta, aliás à imagem desta Grande Senhora. Também gostei de ver o amigo Victor Ferreira homenageado. Merece. É daqueles que como a sua “mais que tudo” diz pensa na sua Laminha 365 dias por ano e além disso está sempre disposto a ajudar todos aqueles que estão à sua volta. Estou certo que muito mais gente ajudou a organizar este evento; todos estão de parabéns.”

Francisco Bossa in fórum O Mundo da Corrida

“O percurso ao longo da Ribeira é um dos monumentos que existe em Portugal do âmbito do Trail.”

“Obrigado aos abutres como organização que me comoveram, e dizer que já são uma grande referência.

Obrigado ao concelho desta Terra que luta, apostando numa boa opção de qualidade de vida.

Obrigada Mãe Natureza por ainda permitires que consiga usufruir dos teus dons.

Obrigado a todos que por uma razão ou outra fazem que isto conteça…..”

 

José Moutinho in fórum O Mundo da Corrida

Eu sabia que ia ser bom… mas foi excelente!

Eu sabia que ia ser bom… mas foi excelente!

Há pessoas/locais/acontecimentos/sentimentos que nos tocam e que deixam saudade e vontade de voltar.

Pessoas – todo o clã abútrico e demais trupe organizativa

Locais – Miranda do Corvo, Gondramaz, Ribeira de Espinho, Ti Patamar

Acontecimento – Trilho dos Abutres

Sentimento – uma pequena lua de mel trailiana (para mim e para a Céu)

 

Voltaremos (obviamente) na próxima edição (ou antes, em algum treino, hum ?)

Abutres 4ever!

Luis Leite in fórum O Mundo da Corrida

“…Água e água, e mais água, e mais do mesmo… Lindo e muito bom! Parabéns amigos Abutres!…”

“…Seguimos para Miranda. A chegada foi apoteótica! Uma enorme comitiva de Abutres aguardava pelo desfecho da prova. Moutinho agradeceu pelo micro dos animadores, a magnifica prova organizada…”

Victor Ferreira in fórum O Mundo da Corrida

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

5 COMENTÁRIOS

  1. Fui um dos felizes participantes nesta primeira edição. Gostei muito da prova com vários e variados graus de dificuldade. Organização muito boa para um primeiro TRAIL. Prova a incluir na minha agenda de participações futuras. Parabens. Arlindo de Deus

  2. olá,
    Gostaria de saber se é preciso alguma coisa especial para me registar no forum.
    Já o fiz 3 vezes, e nunca fui aceite.

  3. Olá boa tarde.

    Tenho lido um puco sobre este tipo de prova mas gostaria de saber mais sobre o equipamento que é necessário. Por exemplo, nas fotos que aparecem vejo os atletas com mochilas. Porquê?

    Bem hajam

  4. Olá Vitor Moreira
    Acho que posso ajudar a tirar-te algumas dúvidas,pois,além de ter participado nesta,já tenho algumas no meu historial!
    Quanto ás mochilas,não eram mais que camelbags,que são umas mochilas para transportar líquidos,pelo regulamento desta prova,era obrigatório,ou em alternativa,o cinto porta-bidons!
    Mais esclarecimentos,estou ao dispor em [email protected]

  5. Olá,

    Nunca fiz trail e gostava de saber se esta actividade tem a orientação como componente ou se os percursos têm as indicações.

    Quem está habituada a correr na cidade não tem esse tipo de preocupação…!

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES