...

Óculos de corrida

Está aí o sol e com ele alguns inconvenientes para os corredores. No que se refere à protecção solar para os olhos, felizmente há no mercado um leque bastante grande de óculos que nos protege. Mas no que se refere a óculos de visão, o panorama já não é o mesmo.

Há umas semanas atrás fui abordado pelo nosso leitor Filipe Mota de Elvas que nos solicitava ajuda no sentido de lhe darmos algumas dicas no que respeita a esta matéria.

De facto, tendo em conta que uma grande maioria dos atletas de pelotão têm idade superior a 40 anos, haverão muitos que usarão óculos de visão no seu dia a dia. E para correr, usam os mesmos? Pensando que certamente não serão cómodos, resolvi contactar 3 conhecidas ópticas no sentido de fornecer algo que possa ajudar estes nossos colegas.

Contactei as marcas Multiopticas, Optivisão e Grupo óptico. Um mês depois, apenas a Optivisão respondeu à solicitação, dizendo que têm alguns modelos direccionados a desportistas em geral, mas como o stock é bastante limitado, aconselham a visita a uma das suas lojas.

Assim, e dado que a resposta não foi a esperada, lanço aqui o repto a quem use algum modelo de óculos de visão para corredores, a deixar aqui a sua experiência nesta matéria.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

10 COMENTÁRIOS

  1. Eu uso óculos e tenho esse problema e desisti de procurar.

    Os óculos que existem para correr são leves e têm um desenho de lente que ao transpor para umas lentes com graduação torna os óculos caríssimos.
    Tendo em conta que os mesmos se tornariam mais pesados também.

    O factor preço/confortabilidade poderá ser compensador para quem os usa com bastante frequência.

    Acabo sempre por correr com uns normalíssimos da Decathlon, que só o facto de cortar o brilho já me ajuda. A única coisa aborrecida é que às vezes passam por mim pessoas conhecidas e eu não as vejo 🙁

    Esta é a minha experiência…

  2. Bom dia,
    Efectivamente também partilho da experiência da Henriqueta.
    Agradeço a ajuda do Victor, pois sei que mais tarde ou mais cêdo aparecerá mais informação sobre o tema.
    Cumprimentos,
    Correr é um prazer e uma forma de estar.

    Filipe Mota

  3. Eu uso óculos no dia-a-dia e se antigamente conseguia correr sem eles hoje não me é possível.
    Não tenho óculos próprios para correr e é muito incomodo correr com os que se usa diariamente.
    Penso que os óculos para a prática da BTT são perfeitamente compatíveis com a prática da corrida.
    Já li artigos sobre óculos para a BTT em que era referido modelos onde é possível trocar as lentes por lentes graduadas.
    Sendo os óculos uma protecção fundamental na prática da BTT e havendo, certamente, muitos praticantes com necessidade de óculos graúdos aconselho a procura desse material em casas de material para BTT ou o aconselhamento junto de amigos que pratiquem essa modalidade desportiva.
    É claro que não deve ser uma solução económica pois ao preço dos óculos temos que acrescentar a feitura da lentes graduadas,

  4. Parabéns pela pertinência do tema, nós os corredores miopes agradecemos.

    No meu caso, não tendo disponibilidade financeira para “investir” nuns óculos graduados (só) para correr, da última vez que troquei de óculos, a corrida acabou por influenciar a compra do modelo da armação. Adquiri uns aros de titanium (marca lindberg) pela leveza e resistência.

    A chatice é que não trazem escovas limpa pára brisas 🙂

    NS

  5. Gostaria de dar as minhas saudações a todos os runners que disfrutam desta actividade. Achei interessante o tema “Óculos de corrida” e penso que poderei ajudar em algo para uma escolha mais especifica e adequada à corrida assim como ao desporto em geral. Em relação à armação existem muitas marcas no mercado com especifidades para corrida, dou o exemplo da Adidas Eyewear, que são aros de optima qualidade, com excelente assistência e acessóros adequados a vários tipos de utilização, por exemplo bloqeador de suor, adaptador ( Clip-In )de lentes graduadas, etc.. Uma boa loja de óptica poderá dar referencia sobre estes diversos tipos de armações. Relativamente ás lentes, houve um comentário acerca do preço ser mais elevado, mas falo por mim, tenho os meus óculos de treino, e fazem parte do meu equipamento sendo mais importante do que uns bons ténis, pois se estes forem de boa qualidade também têm o seu preço, portanto a meu ver como em tudo na vida, a aquisição depende do que na realidade pertendo e qual a finalidade. De certeza sairá muito mais caro uma camisola que comprei por ser barata, vestia uma vez e coloquei-a de parte. Os óculos são para também ter qualidade na minha corrida. Em relação às lentes, sendo a prescrição a base de toda a escolha, aconselho as lentes que existem no mercado em policarbonato (são indestrutiveis com protecção de UV) cuja variedade de escolha é enorme, desde as curvaturas mais acentuadas para se adaptarem ás armações , poderão ser fotocromáticas (adaptam-se à variação da luz), com cor fixa, polarizadas(eliminam os reflexos horizontais,ex do brilho da água)reflexos esses que poderão incomodar. Sabiam que 97% das pessoas se queixam da claridade da luz, do encadeamento e dos reflexos na estrada ou nos objectos brilhantes? As radiações UV podem ser nocivas para os olhos? podendo estas afectarem a retina das crianças. Digo-vos que nos meus treinos de exterior, a minha visão é mais nítida e com maior conforto visual. Valeu a pena investir numas boas lentes e num aro adequado. O meu calçado já foi trocado várias vezes, e os óculos mamtêm-se no activo. Lembrem-se que os óculos farão também a protecção do vento de elementos que nos possam agredir e que para a vida inteira só tenho dois olhos, tenho de os estimar, porque se não fôr eu a proteje-los mais ningém os protejerá. Ver bem para ser visto é um óptimo lema para uma óptima corrida.
    Até breve

  6. No seguimento do já escrevi…

    Fui perguntar a um amigo que tem uma loja de óptica e ele disse que dependendo da graduação cada lente pode ir a +/-150,00€/cada.

    As armações podem ser até de plástico, o problema é na configuração da lente.

    Claro que é uma informação reduzida, cada caso é um caso!

    Em relação ao que o Carlos Monteiro escreveu sobre a luz torna-se sempre pior para quem tem associado à miopia o estigmatismo, que é o meu caso.

    E não terem escovas limpa pára brisas também chato 🙂 🙂

  7. Quanto as escovas limpa pára-brisas um truque que uso há muitos anos é levar um boné com pala quando chove e inclinar um pouco a pala. Comigo resulta salvo se estiver um “temporal dos diabos”!
    Uma solução que usei há 14 anos na Transestrela (!) na falta de óculos próprios foi meter uns adicionais (lentes que se encaixam por cima das outras de modo a tornar uns óculos normais em óculos de sol).
    Pode ter ficado um pouco mais pesado mas não dei cabo dos olhos que na Serra da Estrela sem uma protecção adequado não dá!

  8. Olá a todos.Sinceramente,em minha opinião óculos de corrida só se for por obrigação de falta de vista ou algum problema de saúde,qualquer maneira respeito a vontade de cada um.Para mim basta-me um boné com uma grande pala,assim tenho duas vantagens,a primeira é que protege-me os olhos do sol e a segunda evita-me o tal aborrecimento do suor cair directamente para os olhos causando um desconforto e incómodo.Bom fim de semana.

  9. Viva. Também eu sou corredor “míope” e passo pelos mesmos problemas de correr ou sem óculos ou com os oculos do dia-a-dia, o que efectivamente não é de todo confortável.
    A solução de numa optica pedir para colocar lentes graduadas escuras em uns oculos desportivos é possivel no entanto algo dispendiosa.
    Levanto aqui outra questão, usar lentes de contacto e oculos de sol desportivos sem graduação, resulta em algum inconveniente/incómodo??? Alguem tem esta experiência???

  10. Eu abençoadamente ainda não sofro de problemas de visão.

    Mas tenho outro tipo de problema, como tenho os olhos muito claros, a simples claridade do sol no alcatrão afecta-me.

    Tive sempre este problema nas minhas corridas em que o Sol era companheiro (nem chapeu com pala ajudava).

    Fiz um investimento (não foi barato) nuns óculos Adidas com esponja em volta dos aros, para protecção do suor, parecem quase uns óculos de natação :).
    Estou muito satisfeito.

    Só consegui encontrar este óculos em Andorra e mais tarde na Adidas do Estádio da Luz.

    Aqui fica o “apontador”

    http://www.adidas.com/Eyewear/content/br/products/

    Runabraços

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES