...

Técnica de corrida II

O treino à base de saltos complementa os movimentos de técnica de corrida descritos no artigo anterior e ajuda a desenvolver a força e a resistência dos músculos das pernas. São exercícios mais arriscados devido ao elevado impacto pelo que deve assegurar que os realiza correctamente e apenas depois de um aquecimento suficiente.

Aquecimento: 5-10 minutos de rolamento suave com ritmo progressivo, flexibilidade e mobilidade articular.

Protocolo recomendando: Faça 1 ou 2 repetições do salto seguidas de 1 recta de 50metros com velocidade progressiva. Faça estes exercícios na relva ou numa zona suave, plana para diminuir o impacto articular.

1) “Saltos e saltinhos”. No mesmo lugar, comece com saltos de pouca impulsão até máxima impulsão, nestes últimos deve agachar ligeiramente para dar impulsão, nos primeiros deve saltar apenas ligeiramente com as pernas semi-flectidas.

2) Saltos triplos. Imitando os atletas no triplo salto, dê saltos contínuos (4 a 6) com uma passada larga. Neste exercício, pode preceder os saltos de um trote progressivo, conforme o espaço disponível.

3) Impulsões. Impulsione-se para cima com uma perna, como se lançasse uma bola a um cesto.

4) Saltos de rã. Salte a pés juntos o mais longe que conseguir para a frente.

5) “Pé coxo”. Salte num só pé. Pode fazer um quadrado saltando para a frente, para a esquerda, para trás e para a direita ou simplesmente percorrer uma distância saltando num só pé.

6) Dança russa. Corra impulsionando as pernas para a frente, com as mãos na cintura.

Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Filipa Vicente
Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: https://nutrium.io/p/filipavicente/blog

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa Noite.Alguns anos atrás,fiz um esquema mais ou menos idêntico que incluia saltos,em cada mão utilizava alteres,agachamentos c/alteres,meios agachamentos finalizava-os sempre com saltos, na ordem das 25 repetiçoês cada sèrie,para activar as fibras musculares vermelhas.Sinceramente nâo me trouxe muitas vantagens.Com todo o respeito que tenho acima descrito nâo quero de maneira nenhuma criticar uma especialista na matèria.Trata-se da minha opiniâo,julgo que o sistema de circuito com alteres è mais ùtil,ou correr em terrenos com inclinaçâo suave ganha-se mais força nas pernas e resistência cardiovascular. Boas corridas

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES