...

Canelite

Muitos são os atletas que padecem desta enfermidade, que sendo raramente grave, deixa sempre uma certa frustração a quem vai ter quase obrigatoriamente que parar por uns dias. Saiba como a evitar ou livrar-se dela.

A canelite é uma inflamação do principal osso da canela, a tíbia, ou dos tendões e músculos da tíbia, podendo mesmo tornar-se em fractura de stress. É uma lesão comum em atletas que praticam futebol, ténis, ciclismo, corrida e ginástica olímpica.

Alguns factores que podem desencadear esta lesão:

– Pronação dos pés
– Prática de desportos em terreno muito rígido
– Uso de calçado inadequado
– Factores genéticos

Prevenção

Dê preferência a calçado de corrida flexíveis na parte frontal. Troque as sapatilhas sempre que as mesmas atinjam os 480 a 640 km. Use uma calcanheira para reduzir o choque, assim como suporte para arco do pé ou palmilha de amortecimento, se necessário. Não aumento seu volume de treino drasticamente ou faça treino de velocidade prematuramente. Corra uma menor quilometragem e faça-o sobre superfícies mais macias. Inclua corrida em piscina ou outra actividade física complementar.

O cimento é seis vezes mais severo para os seus tecidos da tíbia do que o asfalto. O asfalto é três vezes mais severo do que a terra batida. A relva é ainda mais macia, e diminui significativamente o risco de inflação na região da tíbia.

Faça alongamentos antes e depois da corrida. Cometeu um erro no treino e doí-lhe a canela? Coloque gelo, tome anti-inflamatórios (se necessário) e não cometa o mesmo erro novamente!

Se lhe dói a canela sempre que faz séries em terreno rígido, faça-o sobre terra batida, relva, areia, no tapete do ginásio ou faça corrida na piscina. Faça a quantidade apropriada de treino de velocidade e corra num ritmo adequado. Gradualmente aumente os treinos de velocidade para até 10% do volume semanal numa sessão, e não corra mais rápido do que o seu ritmo numa corrida de 5 km até que seja capaz de realizar os 10% sem dores agudas.

Não se esqueça de fazer o regresso à calma… Provavelmente a parte do treino mais esquecida. Correr por mais 3 ou 5 km pode ser desagradável depois de fazer 20 repetições de 400 metros no ritmo de corrida de 5 km. A corrida leve introduz sangue com os seus nutrientes e acelera a extracção dos produtos do desgaste da corrida rápida. Adicione 400 metros de caminhada no final, pois com isso estará a contribuir para desinflamação nos músculos. Molhe as pernas com água gelada, coloque os pés ao alto por 20 minutos enquanto se re-hidrata e arrefece.

A musculatura da tíbia trabalha de encontro aos grandes músculos da panturrilha, e é a última musculatura a aquecer e a primeira a arrefecer. Com isso em mente, faça exercício para fortalecê-la. Sentado numa cadeira, desenhe círculos largos com o seu dedão do pé, e depois desenhe o alfabeto. Depois de algumas semanas, adicione o exercício “pote de tinta”: sentado numa mesa, pendure um peso no dedão do pé e levante-o flexionando o tornozelo numa sessão de 12 repetições. Ou então enganche um cinto elástico, ou item similar, ao redor do dedão do pé e empurre-o contra ele 10 vezes e depois o puxe-o em sua direcção 10 vezes. Reduza a sua quilometragem para se livrar da inflamação na região da tíbia. Já que os músculos da região da tíbia são os últimos a aquecer, calçar meias de cano longo pode ajudar no aquecimento.

Dor na parte exterior da tíbia? Caminhe apontando os pés para dentro durante um minuto por dia. Dor na parte interior? Caminhe com os pés apontados para fora por um minuto. Aumente gradualmente os exercícios descritos acima até atingir 5 minutos. Então, caminhe sobre seus dedos e sobre o calcanhar com os pés apontando para dentro e para fora.

Tratamento

Use gelo e anti-inflamatórios não esteróides no começo da inflamação. Então trabalhe a flexibilidade: alongue antes e depois do exercício. Deite-se de costas com um pé no ar. Coloque uma toalha à volta da sola do seu pé, e puxe com a sua mão esquerda para trazer os dedos do pé para baixo e para a esquerda, o que irá alongar os músculos à direita.

Massage cuidadosamente o músculo respeitando sua tolerância à dor podendo utilizar um anti-inflamatório tópico nessa massagem. Use gelo alternando com calor húmido… então submeta a musculatura à amplitude total de movimento.

O uso de Palmilha ortopédica pode auxiliar o tratamento.

Fonte: Wikipédia

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

22 COMENTÁRIOS

  1. Canelite!? alguém me dá dicas?

    Boas. Tenho esta dor.
    Começou a cerca de duas semanas a jogar futebol num relvado sintético. Pensei que fosse passageiro e continuei. ISto foi a uma segunda. Na terça corri 5km em passadeira, na quinta corri 4km em alcatrão. Ambos os dias dores suaves. No sabado fiz 36km de bike em alcatrão sem dor. No domingo corri 10km em alcatrão sem dor. Segunda mais 1h a jogar futebol em piso relvado sintético com dor a agravar…

    Agora vou parar com corridas e futebol, mas não queria deixar o btt.

    Alguem acha que me deva deslocar ao médico ou apenas um anti-inflamatório que possa comprar sem receita?

  2. Olá Carlos

    Dos casos que conheço de canelite, o problema resolve-se com paragem absoluta e reinicio da prática em terrenos moles (relva e terra). Claro que gelo e anti-inflamatório também ajudará numa mais rápida recuperação. Mais vale ter paciência numa recuperação com pausa de exercício do que ver o problema agravar-se no futuro. Sei que é fácil dizê-lo e difícil fazê-lo. Tudo dependerá dos compromissos e opções de cada um.

    Votos de boa e rápida recuperação.

    Cumprimentos

    Cumprimentos

  3. Boas. Obrigado pela resposta!

    algum anti inflamatorio que seja bom? nome?

    Alguma meia elastica ou algo para as canelas elastica?

    Andar de bike prejudica?

  4. Viva.
    Talvez Voltaren (não opte pelo genérico).
    Em principio a bike não prejudicará mas o descanso faria melhor.
    Cumprimentos

  5. Boas. Thanks pela dika! foi o que comprei!

    Porque bike? gosto de andar! acho que não força tanto o pe! mas dia 3 tenho uma provazita/passeio de btt de 60km…

    mas vou parar pelo menos 1 semana!

  6. Da uma olhada no que achei Cristiane Gonçalves!! é canelite mesmo o que te incomoda… vamos seguir tudo que te falei hoje e o que ta escrito, tem tbm algumas dicas pra você alongar em casa e melhorar os sintomas, Beijaoo

  7. boa tarde sofro com canelite pratico futsal gostara de saber de uso de huma palmilha para ajudar pois futsal é no piso duro ???

  8. Olá, sofro com este problema há algum tempo,pois, pratico futebol de salão, gostaria de saber se tem algum tipo de palmilha que ajudaria a diminuir a dor.

  9. Corro a muitos anos e participo de muitas provas, sou experiente, mas a 6 meses estou sofrendo muito com a canelite, principalmente por não participar das provas e
    ter minha condição física prejudicada, parei 2 meses, reiniciei e doeu de novo, fiz ressonancia que identificou a inflamação, parei mais 2meses, reiniciei e doeu de novo, estou muito frustrado e acho que não consigo mais voltar, tenho 34 anos,.

  10. Sofri uma vez de canelite, a meio dos treinos para uma maratona, e usei a fita da quinesiterapia e foi remédio santo. Parei apenas oito dias e recuperei e fiz um tempo melhor do que estava à espera ( 3h15m, em vez de 3h25m! Daí para cá nunca mais sofri tal lesão e ainda consegui bater o meu tempo na maratona do porto – 3h10m!

  11. após, algumas partidas de futebol, comecei sentir dores nas canelas pensei quer fosse má circulação.
    mas, após pedala 70km. as dores retornaram com muita força!estou começando o tratamento, será que tem cura?

  12. Boa tarde,
    Eu sofro de canelite e pratico voleibol gostava de saber o qu tenho de fazer para isto passar?

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES