O desafio de Trail Aventura em Rio de Frades mantém-se impossível…

Autor: Vitor Dias  /   Maio 31, 2021  /   Publicado em Atleta Mistério, noticias
Tags: josé muitinho, ribeira de frades, serra da freita, voltas do impossível
O desafio de Trail Aventura em Rio de Frades mantém-se impossível…

Foto: Matias Novo

Este sábado, 29 de maio, decorreu a 2ª edição das Voltas do Impossível, uma “longa metragem” que reuniu 50 “Pilhas” em Rio de Frades, com um objetivo comum: ver o seu nome inscrito na grande Rocha de Xisto e desfrutar das belas paisagens da Serra da Freita.

Todos se fizeram acompanhar pelos elementos simbólicos e obrigatórios à participação nesta aventura: uma cerveja artesanal, a matrícula, o valor pecuniário 19.58 e houve ainda quem levasse um salpicão.

Inspirado nas maratonas de Maratonas de Barkley ,este evento tem como objetivo ser um agente de mudança no panorama nacional da modalidade, ao mesmo tempo que dá a conhecer uma região repleta de história. A personagem principal deste enredo, o “Pilha”, retrata os mineiros de Rio de Frades, figuras de relevo na história da II Grande Guerra, que tentavam contornar a vida dura, à semelhança dos atletas que percorreram estes trilhos de grande dureza, colecionando as guias de transporte de volfrâmio espalhadas ao longo do percurso.

O toque do sino, pelas mãos do mentor da prova José Moutinho, deu-se por volta das 6 da manhã, tendo-se dado início ao desafio a ser vivido pelos 50 aventureiros, às 6h50 em ponto.

Foto: Paulo Nunes

Os ânimos estavam em alta no momento da partida, a manhã perfeita, e o dia prometia ser quente e, efetivamente, foram as altas temperaturas o grande adversário, notando-se, logo no final da primeira volta (21km), que o calor iria colocar a resiliência dos atletas à prova.

Dos 50 atletas, só 27 ingressaram na segunda volta, que se realiza no sentido oposto, e destes 27 só 3 passaram à terceira volta, sendo que, o som do sino e a música do Taps eram escutados sempre que cada atleta desistia, um momento de máximo respeito, feito em sentido e com a mão no peito, sendo este o símbolo da homenagem a quem, pelo menos, tentou tornar possível o impossível.

Foram vários os cenários para esta película, tendo a aventura percorrido alguns dos locais mais emblemáticos do concelho de Arouca, contornando a aldeia do Cando, passando pelas deslumbrantes paisagens de Tebilhão e Cabreiros, subindo ao Alto das Chãs, descendo ao Candal, no concelho vizinho de S. Pedro do Sul e terminando, por fim, no túnel mineiro de Rio de Frades. A indiferença a todos estes locais repletos de história foi, sem dúvida, o desafio mais impossível de todos.

Os habitantes de Rio de Frades tiveram, nesta 2ª edição, um papel de protagonismo, tendo contribuído para as lembranças de tempos que passaram e não voltam mais, em tom de homenagem a todos os antigos que percorreram caminhos difíceis de atravessar, representando as adversidades da vida, aquando da 2ª Guerra Mundial.

Foto: Fritz Fotografia

“É muito bom viver aqui em Rio de Frades, temos uma paz e um sossego difícil de encontrar em outro local.” “É muito bom ter este evento a decorrer aqui, a animação e a visita destas pessoas é bom para colocar Rio de Frades no mapa.”

Foi ainda disponibilizada toda a informação alusiva ao percurso “Trilho As Voltas do Impossível”, GPS / GPX, informação sobre onde comer, onde dormir e o que visitar, informação essa que pode agora ser consultada através do QR-Code ou endereço web. Informação Trilho As Voltas do Impossível José Moutinho continua afirmar “que este é um desafio impossível”, e os atletas continuam a manifestar-se interessados em provar que o “pai do trail” está errado. Veremos…

O enredo continua na próxima edição, em 2022.
“As Voltas do Impossível” integraram a Semana Europeia de Geoparques, iniciativa que visa potenciar o sentido de pertença local, a valorização do património natural e,
consequentemente, a sua salvaguarda e conservação.

Organização:
Confraria Trotamontes
Município de Arouca

Comunicação: Cream.pt
FotografiaMatias Novo / Fritz Fritz / Paulo Nunes

Leia também ...  As Voltas do Impossível

Sobre Vitor Dias

Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 55 maratonas em 15 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt
Provas de atletismo em estrada

Comentários encerrados.

X