Os Reis e as Pombas

Autor: Vitor Dias  /   Novembro 01, 2020  /   Publicado em Passa-se isto assim assim
Tags: ardósia, campo, pombas, reis, valongo

Stayaway Covid - sem códigos a app não serve para nadaNa minha terra natal, os homens são reis e as mulheres são pombas. Não sei o porquê mas são.

Na freguesia de Campo, concelho de Valongo e a poucos quilómetros da cidade do Porto, fica a terra onde eu nasci. Terra de gente que cresceu nas faldas das serras de Valongo e das minas de ardósia e que ali viu o seu ganha pão ao longo de várias gerações.

Não se trata de um bastião monárquico, mas quase toda a gente trata de uma forma carinhosa os rapazes (e mesmo homens) por Rei.

Apesar de ser uma região onde os pombais e os columbófilos são em grande número, não me parece que seja esta a explicação para se tratar as raparigas por pombas.

A expressão Rei está de tal forma enraizada que o clube da terra (Sporting Clube de Campo) organizou há uns anos uma gala para atribuir prémios aos jovens jogadores do clube em que os troféus foram designados por “Reis do ano”.

Uma história bem curiosa ligada a esta expressão é a de um familiar meu que foi trabalhar para uma empresa na Polónia, onde por brincadeira chamaram um dia “pomba” à rececionista da empresa. Hoje essa senhora polaca é ainda hoje tratada carinhosamente por “pomba” mesmo pelos polacos.

É caso para dizer que os Reis de Campo já têm o seu reinado além-fronteiras e as pombas já voaram para outros pombais.

Leia também ...  Apresentação Trilhos Paleozóico

Sobre Vitor Dias

Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 54 maratonas em 15 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt
Polipromotion

2 Comentários

    X