A importância dos dentes na corrida

Autor: Susana Lourenço  /   Novembro 14, 2020  /   Publicado em Lesões e Doenças, Notícias
Tags: cáries dentárias, dentes, dentes e a corrida

A importância dos dentes na corridaA Susana é corredora e dentista há mais de 20 anos. Eis os importantes conselhos que ela nos dá.

De forma geral, as pessoas não pensam muito nos dentes e no mal que eles nos podem fazer se não estiverem de boa saúde.

Se pensarmos bem, os dentes são um “ órgão vivo” inserido no nosso corpo, por isso qualquer problema neles consegue causar danos em qualquer parte do organismo. Desde peladas, problemas cardíacos, renais, lesões musculares e muitos outros. Eu costumo dizer que os dentes conseguem causar danos até ao dedo grande do pé!

Todos os atletas/ desportistas exigem mais ao seu corpo e por isso devem estar mais atentos à sua saúde, onde deve estar incluída a saúde oral. Está comprovado cientificamente que o rendimento do atleta pode ser reduzido por algum distúrbio oral.

Há vários factores da boca que podem prejudicar em muito o rendimento do atleta:

– a má oclusão que não é mais do que o posicionamento dos dentes na arcada e a forma como eles se encaixam uns com os outros quando encerramos a boca, pode originar desequilíbrios musculares a nível da articulação temporo-mandibular e consequentemente de pescoço e da coluna;

– os apinhamentos e as ausências de dentes originam uma má mastigação e consequentemente uma má absorção dos nutrientes e até o aparecimento de problemas digestivos;

– uma infecção dentária, independentemente de estar localizada no osso ou na gengiva, pode muito facilmente entrar na corrente sanguínea  aumentando o risco de problemas cardíacos, lesões nas articulações e músculos e até dificultar na recuperação das mesmas. Apesar da maior da parte das pessoas pensar que só temos infecções nos dentes se eles doerem isto não é verdade. As infecções são muitas vezes assintomáticas e se persistirem no tempo podem diminuir a resistência do atleta.

–  a chamada respiração bucal representa uma diminuição de cerca de 21% no rendimento de um atleta

– a dor de dentes causa desconforto o que por si só já é o suficiente para desconcentrar e prejudicar o desempenho do atleta.

Para terminar, deixo um pensamento importante: a saúde dos nossos dentes deve ser uma prioridade no nosso dia-a-dia, não tanto pela estética como a maior parte das pessoas pensa… apesar de que sim – é importante a imagem de nós que passamos para os outros.

Um sorriso cheio de dentes podres é definitivamente algo que nos põe a correr no sentido oposto! Mas mais importante que a estética é a nossa qualidade de vida e bem-estar que um corpo saudável nos permite vivenciar.

Leia também ...  Colóquio: Saúde Oral e Desporto
Polipromotion

One Comment

    X