...

Toque de finados

António PinheiroPercebe-se. É o desfile de moda Outono / Inverno, a primeira ocasião social de estrear a bota pelo joelho e o casaco comprido.

É a gola de pelo e a gabardine. É a saia atrevida, a fazer levantar os mortos e a avó Isilda benzer-se com a mão esquerda, perante tamanha “pouca vergonha”.

É o reencontro das famílias. “Veja tia, a minha Vanessa!”. “Oh! Está tão crescida! ‘Cá beijinho à tia!”. E a miúda, enfadada, oferece o rosto à tia, enquanto vai actualizando o Insta (#familymeeting #boring) . “Este é o meu Cajó!”. “Ai que ele já tem bigode! Sabias que a tia viu-te nu muitas vezes? É! Era eu quem te mudava a fralda e limpava esse cuzinho quando a tua mãe ia trabalhar.”

É o comentário futebolístico, feito de mãos nos bolsos, gingar da anca, porque falta o fino e os tremoços. Porque raio os cemitérios não têm bar? “Na Champions estamos lixados, mas cá dentro não damos hipótese.”

É a crónica social. “Olha-me aquela!!! Não quis saber dos pais enquanto foram vivos e agora vem para aqui chorar! Sabias que ela andava enrolada com o cunhado? É!!! E até se diz que o filho é dele!”. “Realmente… tem mais cara do tio do que do pai… E a filha mais velha já vai pelo mesmo caminho da mãe, diz-se que já fez um aborto!”

É a capital da solidão, do silêncio, do abandono, transfigurada em sunset outonal. Só falta o DJ e o copo de gin.

Percebe-se, por isso a indignação generalizada pelo encerramento de cemitérios, ou acesso limitado aos mesmos, provocada pelo COVID-19.

Não se percebe porque é que os mesmos espaços, estando todo o ano abertos, estão todo o ano vazios, abandonados. Flores apodrecem, invólucros de velas vazios são arrastados pelo vento. Salvam-se os sábados de manhã, onde se vendem flores e velas à entrada, aos fregueses do costume. Um ou outro jazigo vai ganhando vida. Efémera. Até ao toque de finados do ano seguinte.

Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

António Pinheiro
António Pinheiro
Profissional de marketing, músico e corredor por prazer. Corre na estrada, no monte e de um lado para o outro na vida, atrás e à frente dos filhos.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES