...

Faial e Pico recebem Golden Trail Championship by Salomon

Faial e Pico recebem Golden Trail Championship by SalomonMelhores atletas do mundo marcam presença no evento, com a chancela Azores Trail Run®, que decorre de 28 de outubro a 1 de novembro.

As ilhas do Faial e do Pico recebem, esta semana, o maior evento mundial de trail running que acontecerá em 2020. O Golden Trail Championship 2020 é promovido pela Salomon, principal marca de material de desporto outdoor do mundo, e organizado pelo Azores Trail Run®.

São esperados cerca de 200 atletas, de mais de 30 nacionalidades, e as atenções estão centradas no elevadíssimo nível de competitividade do evento.

Esta prova será a mais mediática de sempre com a chancela Azores Trail Run®, desde logo pela presença de jornalistas de vários pontos do globo, mas também pela forte presença nas redes sociais de alguns dos atletas participantes, e pela visibilidade da própria Salomon, seja diretamente junto dos fãs, seja pela comunicação que a marca mantém com os principais veículos mundiais de informação sobre desporto outdoor.

“Neste momento a natureza dos Açores está a ter uma visibilidade mundial sem precedentes”, explica o coordenador do Azores Trail Run®, Mário Leal. Neste evento estarão presentes dois tipos de atletas: os atletas com “golden ticket” e “golden pass” – a chamada elite -, que conseguiram um lugar pelo seu ranking internacional e pela sua performance nos eventos Golden Series que se realizaram antes da pandemia, e os atletas que conseguiram ficar com um dos lugares sorteados através de uma lotaria aleatória.

Para a organização, o grande desafio é montar a logística deste evento inédito, garantindo uma prova de excelência, da qual os atletas possam desfrutar ao máximo, e, ao mesmo tempo, a segurança de todos os intervenientes, no contexto da pandemia de Covid-19: “a realização desta prova acaba por ser, um pouco, a celebração do regresso dos atletas aos trilhos, nesta nova normalidade em que vivemos”, explica o coordenador do Azores Trail Run®. Para Mário Leal, o evento será mais um importante teste à capacidade organizativa da sua equipa, em novos cenários marcados pela prevenção da Covid-19. “Foram tomadas várias medidas diferentes do habitual, como a existência de três secretariados distintos para dispersar os atletas, o controlo de temperaturas nas partidas, a existência de partidas desfasadas, o uso de máscara nos momentos em que poderá existir alguma aglomeração de atletas, a redefinição dos abastecimentos, entre muitas outras”, explica, frisando o facto do plano de contingência da prova ter sido validado pela Autoridade de Saúde Regional.

O Golden Trail Championship conta com o alto patrocínio do Governo Regional dos Açores, e com apoio dos municípios da Horta e da Madalena.

PROGRAMA DO EVENTO

Prólogo – 28 de outubro de 2020/Faial

13h30 – Fábrica da Baleia

Dia 01 – 29 de outubro de 2020/Faial

Partidas: 09h15/10h45 – Porto do Salão

Meta: Vulcão dos Capelinhos

Dia 02 – 30 de outubro de 2020/Faial

Partidas: 09h15/10h45 – Parque de Campismo do Varadouro

Meta: Porto dos Cedros

Dia 03 – 31 de outubro de 2020/Pico

Partida: 09h30 – Areia Funda (Madalena)

Meta: Casa da Montanha

Dia 04 – 01 de novembro de 2020/Faial

Partidas: 09h15/10h45 – Vulcão dos Capelinhos

Meta: Porto da Ribeirinha

 

Foto: Jordi Saragossa

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES