O ano de 2020 é decididamente um ano em que muitas das nossas rotinas foram alteradas. O modo como trabalhamos, convivemos e obviamente como as provas desportivas se desenrolam e como irão ser no futuro. Mas o ser humano vai-se adaptando às novas realidades e assim surgiram as corridas virtuais.
Como diz o ditado, “quem não tem cão caça com gato”.
Correr virtualmente obviamente que não é a mesma coisa do que correr uma corrida dita normal, falta o nervoso miudinho, a adrenalina antes do tiro de partida e a gestão da corrida em função dos adversários. Mas a corrida virtual ajuda de alguma forma a manter a motivação em treinos já que a competição, embora à distância, também existe.
O Correr Por Prazer tem também em marcha a sua corrida virtual gratuita e vamos explicar-lhe como ela funciona, que é basicamente como praticamente todas as corridas virtuais se desenrolam.
O atleta inscreve-se na plataforma online como se de uma corrida normal se tratasse, e pode até escolher produtos disponíveis no site, como T-shirts ou barras energéticas. Os organizadores entregam em sua casa os produtos escolhidos, e enviam-lhe por email o seu dorsal, que poderá imprimir e usar na sua prova (a obrigatoriedade do seu uso depende de prova para prova). Também são cada vez mais as plataformas online que disponibilizam artigos desportivos personalizados, o que permite manter o espírito de equipa e dar visibilidade às marcas, mesmo nestes eventos virtuais, e tudo sem a necessidade de deslocar-se a lojas ou espaços físicos, que é sempre a melhor opção dado o momento em que vivemos.
Nos dias indicados (no nosso caso 12 e 13 de Setembro de 2020), o atleta corre a distância escolhida onde desejar, sozinho ou em grupo (mantendo a distância social exigida no seu país), regista a sua prova no relógio ou aplicação para smartphone que inserirá e enviará foto onde lhe foi indicado aquando da confirmação da sua inscrição.
Assim, constará na lista de classificados após a verificação por parte da organização, sendo enviado por email um diploma após a publicação oficial das classificações.
Obviamente que os tempos não são oficiais, as distâncias não são aferidas, assim como a altimetria.
Uma vantagem das provas virtuais é a possibilidade de competir com atletas de todo o mundo. Na nossa corrida já constam atletas de 23 países espalhados por todo o planeta.
Esta é uma nova realidade, correr sem ter os adversários por perto, os seus amigos, a sua família e o público. Não deixa, no entanto, de ser uma prova de baixo custo (ou mesmo nenhum em alguns casos) e evitar o risco de contágio tão importante nesta fase pandémica que atravessamos.
Corra seguro, treine sozinho ou com distância de segurança aconselhada.
Em breve voltaremos ao que tanto gostamos de fazer.
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 54 maratonas em 15 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal.
Site Oficial: www.vitordias.pt