Corridas virtuais

Autor: Vitor Dias  /   Setembro 02, 2020  /   Publicado em Notícias
Tags: corridas virtuais
Tempo de Leitura: 3 minutos

Corridas virtuaisO ano de 2020 é decididamente um ano em que muitas das nossas rotinas foram alteradas. O modo como trabalhamos, convivemos e obviamente como as provas desportivas se desenrolam e como irão ser no futuro. Mas o ser humano vai-se adaptando às novas realidades e assim surgiram as corridas virtuais.

Como diz o ditado, “quem não tem cão caça com gato”.

Correr virtualmente obviamente que não é a mesma coisa do que correr uma corrida dita normal, falta o nervoso miudinho, a adrenalina antes do tiro de partida e a gestão da corrida em função dos adversários. Mas a corrida virtual ajuda de alguma forma a manter a motivação em treinos já que a competição, embora à distância, também existe.

O Correr Por Prazer tem também em marcha a sua corrida virtual gratuita e vamos explicar-lhe como ela funciona, que é basicamente como praticamente todas as corridas virtuais se desenrolam.

T-shirt Correr Por PrazerO atleta inscreve-se na plataforma online como se de uma corrida normal se tratasse, e pode até escolher produtos disponíveis no site, como T-shirts ou barras energéticas. Os organizadores entregam em sua casa os produtos escolhidos, e enviam-lhe por email o seu dorsal, que poderá imprimir e usar na sua prova (a obrigatoriedade do seu uso depende de prova para prova). Também são cada vez mais as plataformas online que disponibilizam artigos desportivos personalizados, o que permite manter o espírito de equipa e dar visibilidade às marcas, mesmo nestes eventos virtuais, e tudo sem a necessidade de deslocar-se a lojas ou espaços físicos, que é sempre a melhor opção dado o momento em que vivemos.

Mochila de hidrataçãoNos dias indicados (no nosso caso 12 e 13 de Setembro de 2020), o atleta corre a distância escolhida onde desejar, sozinho ou em grupo (mantendo a distância social exigida no seu país), regista a sua prova no relógio ou aplicação para smartphone que inserirá e enviará foto onde lhe foi indicado aquando da confirmação da sua inscrição.

Assim, constará na lista de classificados após a verificação por parte da organização, sendo enviado por email um diploma após a publicação oficial das classificações.

Obviamente que os tempos não são oficiais, as distâncias não são aferidas, assim como a altimetria.

Uma vantagem das provas virtuais é a possibilidade de competir com atletas de todo o mundo. Na nossa corrida já constam atletas de 23 países espalhados por todo o planeta.

Esta é uma nova realidade, correr sem ter os adversários por perto, os seus amigos, a sua família e o público. Não deixa, no entanto, de ser uma prova de baixo custo (ou mesmo nenhum em alguns casos) e evitar o risco de contágio tão importante nesta fase pandémica que atravessamos.

Corra seguro, treine sozinho ou com distância de segurança aconselhada.

Em breve voltaremos ao que tanto gostamos de fazer.

Leia também ...  7 provas virtuais e gratuitas

Sobre Vitor Dias

Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 54 maratonas em 15 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt
Fyke

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*