Coronavirus – Precauções para corredores

Autor: Vitor Dias  /   Março 06, 2020  /   Publicado em Notícias
Tags: coronavirus, covid19
Tempo de Leitura: 2 minutos

Coronavirus - Precauções para corredoresTodos estamos expostos e todos corremos riscos. No entanto, para quem corre e especialmente em grupo há alguns cuidados a tomar para evitar o contágio com o COVID19. Eis 6 dicas para corredores.

1. Lave as mãos
O CDC recomendou que lavar bem as mãos durante 20 segundos com água e sabão é uma boa prática para minimizar o risco de contaminação.

2. Evite tocar no seu rosto
Da mesma forma, o CDC observa que deve evitar tocar no seu rosto com as mãos não lavadas, especialmente em público. O vírus pode espalhar-se através de pequenas gotículas em público – maçanetas, cadeiras, mesas – e é frequentemente transmitido por auto-inoculação (quando toca em algo e depois no seu rosto, inalando o vírus).

3. Não corra em grupo
Correr em grupo é bem mais gratificante do que correr sozinho mas nesta altura evite  fazê-lo.

4. Considere o treinar em casa (evitando o ginásio)
Uma das melhores maneiras de evitar a exposição desnecessária a vírus transmitidos pelo ar é ficar em casa sempre que possível, e evitar todas as viagens ou ocasiões públicas desnecessárias.

Embora pareça anti-social, evitar o ginásio e fazer exercício em casa pode ser uma ideia prudente.

Afinal, o ginásio é essencialmente um lugar onde estranhos estão próximos e se alguém espirra, as minúsculas gotículas desse espirro ainda podem estar ativas em alguma superfície – como uma máquina de exercícios – durante algum tempo.

4. Não pare de treinar
O exercício pode impulsionar o seu sistema imunológico, portanto, não pare de correr. A única ressalva é não se esforçar demais – o esforço extenuante no exercício pode suprimir o sistema imunológico.

Portanto, não enlouqueça com as suas corridas e, em caso de dúvida, evite a corrida longa e difícil do seu plano de treino.

5. Mantenha as coisas limpas
Limpe e desinfecte os objetos e superfícies tocados com frequência usando um spray ou pano de limpeza doméstico comum – especialmente se você tiver convidados.

6. Não se incomode com uma máscara (a menos que você fique doente)
O CDC recomenda que pessoas saudáveis ​​não usem máscaras para evitar o coronavírus. Somente os infectados devem usar uma máscara para evitar a propagação do vírus.

Leia também ...  Primeiro trail pós COVID-19 realizado na Áustria

Sobre Vitor Dias

Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 54 maratonas em 15 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt
Running – Medicina, Fisiologia, Treino e Nutrição

2 Comentários

    Publique um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    *