Saiba utilizar a balança

Autor: Filipa Vicente  /   Fevereiro 09, 2020  /   Publicado em Equipamento, Notícias
Tags: Água corporal, balança Prozis Smart Scale, filipa vicente, Idade metabólica, Peso corporal, prozis, review Prozis Smart Scale, Taxa metabólica basal
Tempo de Leitura: 3 minutos

Saiba utilizar a balançaSe não pode ser medido, não pode ser melhorado. Este mês a equipa do Correr por Prazer uniu esforços e começou a trabalhar com o objetivo de otimizar a composição corporal do nosso principal atleta, o fundador da página, para os próximos desafios de 2020.

Sabíamos que o peso estava dentro do adequado mas essa informação não era suficiente e por isso investimentos numa balança inteligente, a Prozis Smart Scale.

Como funciona?

A impedância bioelétrica funciona por um mecanismo muito simples, não invasivo. Faz passar uma pequena corrente, de baixa frequência, pelo corpo e a balança tem um impedancímetro que mede a resistência à passagem dessa corrente. A água é boa condutora e a gordura não por isso os tecidos magros, com mais água, resistem mais e a massa gorda resiste mais. E com esta ferramenta simples consegue estimar a % de massa gorda corporal.

Por isso a balança permite saber:

  • Peso corporal (kg)

  • Água corporal (%)

  • Idade metabólica (anos) – é uma estimativa engraçada mas apenas uma curiosidade, não tente de mudar de escalão por causa disto!

  • Taxa metabólica basal – calcula o valor de energia gasto pelo corpo para as funções essenciais à vida , ou seja, o valor mais baixo de calorias a ingerir

Cuidados a ter

A impedância é uma excelente forma de avaliar de forma fácil e rápida a composição corporal mas, para tirar conclusões mais fidedignas sobre o seu progresso deve ter alguns cuidados:

  • Avaliar sempre à mesma hora do dia

  • Pode fazer 1x por semana, as senhoras devem ter em conta a fase do ciclo menstrual em que se encontram. Idealmente deve comparar medições sempre com as da mesma altura no mês anterior.

  • Não treinar de forma intensa nas 12h anteriores

  • Evitar café e bebidas alcoólicas nas 8h anteriores

  • Manter as mesmas condições de treino, ou seja, se avalia sempre no dia do treino longo já com 3 a 4 sessões semanais feitas não compare com uma medição feita depois de 1 semana sem treinar (e vice-versa)

Estes cuidados são essenciais para ter uma avaliação adequada. A vantagem de ter esta balança em sua casa é que consegue fazer a medição em jejum, com o mínimo de roupa e controlar os dias em que mede, reduzindo assim o risco de ter erros grosseiros na interpretação dos dados.

Como interpretar?

  • O valor de massa gorda que se considera genericamente adequado para homem (8-20%) é diferente do da mulher (21-33%) mas não tem de atingir os valores mínimos

  • Segundo o ACE Fitness, valores de 25 a 31% para mulher e 18 a 24% para homens são valores dentro da média, acima desses valores é que se considera elevado

  • Se uma medição lhe parecer estranha, não deixe de ver se o valor da água baixou. Pode estar desidratado/a e isso vai afetar severamente o valor da gordura corporal.

  • Uma mulher deve ter o cuidado de avaliar sempre na mesma altura do ciclo menstrual pelo que nesse caso pode ser necessário apenas comparar medidas cada 4 semanas

Sabíamos que o Vítor estava dentro do peso normal, com o peso a bater nos 70-71kg para 1,72m.

No início de Janeiro a balança marcava 70kg e 19% de massa gorda, ou seja, o peso está adequado mas podemos otimizar a composição corporal e baixar a massa gorda um pouco sem grande esforço. Sem grandes “dietas”, bastou um controlo de porções, o treino de reforço muscular e os treinos planeados para a massa gorda descer para os 18%. Estas medições não estavam muito longe da balança do ginásio que ainda assim é utilizada a uma hora diferente.

A APP

A Prozis Smart Scale tem outra funcionalidade, muito útil para acompanhar o seu progresso: conecta-se com o seu smartphone através da app Prozis go e permite-lhe acompanhar a evolução das medições.

Se não tem balança com estas características e optar por comprar esta balança da Prozis, insira o código CORRERPORPRAZER na fase 4 do pagamento e obterá um desconto de 10% sobre o valor indicado.

Leia também ...  Entrevista com Filipa Vicente (nutricionista)

Sobre Filipa Vicente

Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: www.filipavicente.net
Vila do Conde Outlet Fashion

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*