...

A troca de dorsais é crime?

A troca de dorsais é crime?Já se tornou vulgar a troca de dorsais entre atletas sem que essa troca tenha sido comunicada às organizações das provas. Há mesmo grupos no facebook para esse efeito. Poderá a organização de uma prova actuar criminalmente sobre o atleta em incumprimento?

O Correr Por Prazer pediu um parecer a um jurista que nos referiu ser difícil essa conduta ser abrangida pela lei penal, ou seja , que a troca de dorsais seja crime.

O que as organizações poderão fazer é colocar no regulamento uma norma que implique por exemplo, a proibição de inscrição em provas ou mesmo o recurso a uma ação civil por eventuais prejuízos causados à organização.

Igualmente se aplicará para aqueles atletas que não cumprem o percurso, também não lhe parecendo que essa conduta seja punível.

Assim, actuar judicialmente talvez, mas só no âmbito cível e não no âmbito criminal.

 

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

2 COMENTÁRIOS

  1. Ola Vitor
    Parabens por mais este artigo que acabas de publicar e que toca numa questão que tem a ver com a ética e moral de cada pessoa.
    Na verdade é uma pratica comum os atletas trocarem de dorsais entre si sem comunicar com as organizações das provas, em qualquer tipo de prova. Se por um lado este tipo de comportamento é incorrecto para com as organizações, para alem dos perigos que tal atitude pode acarretar para os próprios atletas, nomeadamente o facto de ao correr com o dorsal de outra pessoa deixar de estar coberto pelo seguro obrigatório da própria prova. No entanto sao as próprias organizações que na sua maioria originam que os atletas incorram nesta infracção, já que nao permitem a troca simples das inscrições, ou seja ou nao aceitam a troca, ou para aceitar tal situação cobram-se do valor de nova inscrição. Creio pois que este sera um assunto que as organizaçoes têm de passar a definir nos seus regulamentos.
    Já por outro lado a questão de cortar caminho, ou nao fazer a prova completa para chegar ao fim e ir buscar o prémio de finalista da prova, isso ja tem a ver com a seriedade de cada um onde também as organizações têm de passar a ter mais cuidado e rigor na forma como organiza uma competição, estamos a assistir a um sem numero de aldrabices que os ditos atletas fazem, para poderem receber uma t-shirt ou medalha, para alem de chegarem ao fim e varrerem literalmente os alimentos ou bebidas que as organizações colocam á disposição dos atletas, mas que alguns teimam em levar para casa sem o mais pequeno respeito pelos colegas que estao em prova e quando chegam ao fim ja nao têm nada para comer nem mesmo uma agua para beber.
    Isto sim deveria estar contemplado no regulamento das provas por forma a que estas pessoas sejam desclassificadas impedidas de continuar e sobretudo sejam denunciadas, ja que nao se pode mover açao judicial contra eles pelo menos que seja denunciados publicamente, para ver se ganham vergonha

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES