As melhores refeições para corridas matinais

Autor: Vitor Dias  /   Dezembro 16, 2019  /   Publicado em Principiantes
Tempo de Leitura: 2 minutos

As melhores refeições para corridas matinaisCorrer logo pela manhã dá disposição e energia para todo o dia. Porém, quando dormimos, o nosso corpo passa por intensos processos fisiológicos e por isso, ao acordar, precisamos repor muito bem o nosso stock nutricional antes de pensar em fazer qualquer atividade, para que não sejamos prejudicados e o efeito da corrida matinal seja o contrário do que esperamos.

Os alimentos essenciais no pequeno almoço dos corredores matinais são aqueles ricos em hidratos de carbono e têm baixo teor glicémico, pois assim o nosso organismo absorve-os mais lentamente, surtindo o efeito do ganho de energia gradualmente durante a corrida. Exemplos disso são o pão, os cereais e os biscoitos.

Comer frutas antes de correr pela manhã também é importantíssimo, pois elas fornecem ao nosso corpo uma variedade imensa de vitaminas e minerais, auxiliando na melhora do nosso sistema imunológico e, assim, evitando qualquer problema que poderia ocorrer durante a atividade. Além disso, elas também trazem melhorias ao sistema digestivo.

O pequeno almoço ideal dos corredores também deve ter alguma fonte de proteína, mas ela deve ser ingerida sempre em pequenas quantidades, caso contrário a sua corrida poderá ser mal aproveitada. O iogurte, os queijos leves e o leite desnatado são alguns alimentos que possuem proteínas em baixa quantidade e por isso se encaixam perfeitamente na refeição matinal.

Além desses alimentos, é importante ingerir muita água durante e depois da refeição, pois além de hidratar, ela ajuda na digestão dos alimentos e deixa o nosso corpo pronto para as corridas. O ideal é esperar algum tempo entre a refeição e a atividade física, para que o organismo possa processar os nutrientes. Mas, sabemos que muitas vezes quem corre pela manhã está com pressa e tem outras atividades diárias. Nesses casos, o certo é diminuir a quantidade de alimentos no pequeno almoço e buscar repor as energias durante a corrida.

De acordo com o portal SAUDAVELEFORTE, para os corredores, a refeição não pode ser planeada apenas antes da corrida. É essencial também pensar no período pós-atividade, para que possamos repor a energia gasta nos exercícios. O ideal é ingerir alimentos ricos em hidratos de carbono, porém, neste momento, valorize os que possuem um alto índice glicémico, pois serão absorvidos mais rapidamente pelo organismo.

O arroz branco, o mel e a batata são alguns dos recomendados. Ingerir novamente alguma proteína leve após a sua corrida ajudará na recuperação dos seus músculos: no pós-treino até mesmo as carnes magras são válidas.

Aproveite as nossas dicas e elabore a sua própria refeição perfeita para antes das corridas. Lembre-se que cada indivíduo tem suas particularidades, veja como o seu organismo reage à refeição que você elaborou e vá adequando-a com o tempo.

Quando acertar, mantenha a rotina, pois ingerir algum alimento errado ou em grandes quantidades antes das corridas pode causar muito desconforto no sistema digestivo e prejudicar o seu rendimento. A alimentação certa pode ser o maior incentivo para os seus treinos matinais.

Sobre Vitor Dias

Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 54 maratonas em 15 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt
Vila do Conde Outlet Fashion

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*