Uma barra para cada ocasião

Autor: Filipa Vicente  /   Outubro 23, 2019  /   Publicado em Alimentação, Notícias  /   Sem Comentários

Uma barra para cada ocasiãoAs barras são um snack portátil, perfeito para transportar para qualquer lado e rapidamente suprimir um desejo de doce, servir de refeição ou recuperar os níveis de energia. Mas barras há muitas e nem sempre é fácil incluir a barra certa no momento certo. Damos uma ajuda neste artigo.

Situação: apetece-me um doce enquanto saio e não saio do trabalho
A barra perfeita: Prozis Zero Bar ou Prozis Zero Snack

Porquê?

Com menos de 150kcal e pelo menos 10g de proteína, estas barras são um snack nutritivo e saboroso, perfeito para os amantes de manteiga de amendoim, bolachas tipo oreo e outros sabores inesquecíveis.

Têm o mesmo teor proteico que teria um iogurte proteico mas muito mais do que um chocolate da máquina. Podem ser combinadas, para maior valor e interesse nutricional, com uma peça de fruta como uma maçã. E sim, são muito saciantes.

Tenha sempre uma na pasta ou mala para uma emergência destas.

Situação: tenho de ir treinar em 10 minutos e preciso de energia
A barra perfeita: Prozis Energy Crunch Bar

Porquê?

Um dos erros mais comuns em quem salta refeições intermédias e chega à hora do treino sem gasolina é ir buscar uma barra qualquer para “matar a fome”. Este é um conselho muito importante: não importa se quer emagrecer ou não, o seu cérebro e o seu músculo utilizam glucose (hidrato de carbono) como fonte de energia em esforço. Por isso, se não lhe dá o que ele quer não vai render da mesma forma. O nutricionista do Futebol Clube do Porto, o Prof. Doutor Vítor Hugo Teixeira, diz muitas vezes “para haver performance é necessário haver hidratos de carbono”. A alta intensidade usa glicogénio, não ácidos gordos, e é impossível correr uma maratona (ou uma meia) para tempo sem meter o ritmo certo. Por isso esqueça essa ideia romântica de queimar gordura no treino, a sua gordura “queima” é quando está a dormir.

Por isso uma barra com 24g de hidratos de carbono é perfeita neste momento, a outra opção perfeita seria uma banana.

Situação: vou viajar e preciso de um lanche portátil, saboroso mas nutritivo que me aguente a tarde toda
A barra perfeita: Prozis Whey & Oats , eventualmente 1 peça de fruta + uma Prozis Zero Bar ou Prozis Zero Snack

Porquê?

Uma refeição digna desse nome deve incluir uma fonte proteica de elevada qualidade, em quantidade suficiente e uma fonte de hidratos de carbono com interesse nutritivo. A proteína de soro de leite e a aveia são fontes por excelência destes nutrientes respetivamente. E esta barra ganha em muitos pontos porque sabemos que é relativamente difícil encontrar uma barra com 20g de proteína e com aveia na composição que não tenha mais de 300kcal.

Os 30g de hidratos de carbono são a dose que iria ingerir se comesse por exemplo 1 pãzinho (50g) nesta refeição.  Se encontrasse pão… e depois ficaria a faltar a fonte proteica sendo que precisava de 3 fatias de queijo para ter 20g de proteína e essa combinação teria por certo mais de 5g de gordura.

Por isso, se viaja muito como nós, ter uma barra proteica sempre como opção de lanche pode ser a sua salvação para aquelas tardes cheias de reuniões ou entre visitas para ter a certeza que se alimenta.

A sua alimentação em viagem nunca seria igual, tentamos apenas que seja mais equilibrada uma vez que uma das queixas mais frequentes é de que não conseguem levar snacks saciantes e depois quando chegam aos jantares desesperam e exageram. Eis uma solução!

Ouvimos muitas vezes a crítica de que as barras estão cheias de aditivos e ingredientes processados. Não pretendemos que coma barras diariamente e que a sua dispensa tenha caixas e caixas para o mês todo mas sim que tenha aquela solução de emergência no momento certo. Lembre-se que a chave para ter resultados é a consistência, “feito é melhor do que perfeito” e “Homem prevenido vale por 2”. O seu treino é apenas 1h-1h30 do seu dia, contando que passa 8h a dormir, as restantes 15h devem ser o mais congruentes possível com o estilo de vida que pretende ter para correr melhor.

Notícia Relacionada...  Uma cereja contra o dano muscular
Prozis 10% CORRERPORPRAZER

Publique um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Copyright © 2008-2019 Correr Por Prazer ®. Todos os direitos reservados.