...

Ilha Graciosa recebe final da Taça de Portugal de Trail 2019

Ilha Graciosa recebe final da Taça de Portugal de Trail 2019O Azores Trail Run – Windmills Trail acontece a 23 de novembro e vai contar também com uma prova aberta, sendo o primeiro evento de Trail Running na ilha da Graciosa.

A prova, que acolhe a Final da Taça de Portugal de trail, será, a exemplo do ano anterior, o primeiro evento da modalidade a realizar-se na ilha Branca.

Depois de, em 2018, a ilha das Flores ter acolhido a disputada final da Taça de Portugal desta popular modalidade, o evento volta aos Açores, mais uma vez dinamizado e organizado pelo Azores Trail Run. A Taça será disputada pelos 130 apurados nas diversas competições da Associação de Trail Running de Portugal (ATRP), qualificados entre os mais de 3500 atletas que participaram, ao longo do ano, nas provas que decorreram por todo o país.

Em simultâneo com a final da Taça de Portugal, decorrerá uma prova aberta, no mesmo percurso que terá cerca de 40 km de extensão e que explora alguns dos trilhos que compõem a Grande Rota da Graciosa e outros com grande potencial e ainda pouco usados. As inscrições são limitadas e estão disponíveis no site oficial do Azores Trail Run até ao próximo dia 15 de novembro.

Para o coordenador do Azores Trail Run , o facto a ATRP ter escolhido os Açores, pelo segundo ano consecutivo, como palco da Final da Taça de Portugal de Trail é, para além de motivo de grande orgulho, prova de que a modalidade tem todas as condições para se afirmar com padrões de excelência na Região. “Desde que criámos a marca Azores Trail Run, há cerca de 5 anos, que temos conseguido, com muito trabalho, mostrar que os Açores têm as condições ideais para a prática do trail, rivalizando com os melhores locais do país e do mundo”, refere Mário Leal. Para além da crescente afirmação internacional dos eventos Azores Trail Run, com cada vez mais participantes, de múltiplas nacionalidades, a correr nos trilhos do arquipélago, Mário Leal congratula-se com a possibilidade de levar estes eventos às ilhas mais periféricas, apesar das dificuldades acrescidas que isso representa. “Com a criação do Windmills Trail, que homenageia os típicos moinhos da Graciosa, o Azores Trail Run já marca presença em 7 das 9 ilhas dos Açores, sendo que foram privilegiadas aquelas em que, em teoria, seria mais difícil montar este tipo de eventos, já que chegamos ao final de 2019 com eventos em todas as ilhas à exceção de Terceira e São Miguel”, refere Mário Leal.

O presidente da ATRP destaca o “magnífico evento” que foi possível montar em 2018, na ilha das Flores, e está otimista em que seja possível repetir o feito em novembro na Graciosa. Para Rui Pinho, a realização da Final da Taça de Portugal de Trail num destino como a ilha Graciosa é uma forma de cumprir aquele que acredita ser um dos desígnios da modalidade: a divulgação de destinos nacionais de beleza natural ímpar.

O Windmills Trail percorre parte do litoral da Graciosa, com passagem por alguns dos pontos mais emblemáticos da Ilha, como as Termas do Carapacho ou a Furna da Maria Encantada. A ilha tem aproximadamente 61 km² e é a menos montanhosa do arquipélago, com 405 metros de altitude máxima no bordo sul da Caldeira. Estas características em termos de relevo fazem da Graciosa a menos húmida das ilhas.

A Graciosa conta com 4 391 habitantes (2011), na maioria concentrados na vila de Santa Cruz, único concelho da ilha. Os atletas poderão correr numa paisagem única onde se conjuga o verde das pastagens com o branco das casas e das povoações, salpicada por pequenas caldeiras que marcam a sua origem e atividade vulcânica.

O Azores Trail Run – Windmills Trail conta com o alto patrocínio do Governo Regional dos Açores.

Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES