...

Estão abertas as inscrições para Ultra Sanabria por etapas

Estão abertas as inscrições para Ultra Sanabria por etapasEsta prova que decorre no Parque Natural do Lago Sanabria celebra a sua terceira edição de 9 a 13 de Outubro deste ano e já tem inscrições disponíveis.

Estreia a sua primeira corrida de auto-suficiência de 256 km com apenas 50 dorsais disponíveis, e manterá as três provas por etapas com 110, 62 e 42 km.

A Ultra Sanabria por etapas (ULSA), que realizará a sua terceira edição de 9 a 13 de Outubro de 2019, tem inscrições disponíveis a partir deste Sábado, 2 de Março, a partir das 10h. O evento Zamorano tem mais de meio milhar de inscrições disponiveis entre todas as suas provas, incluindo a estreante Sanabria Glaciar Race.

A ‘Glaciar’ é uma nova prova de 256 km de distância e mais de 11.000 metros de desnível positivo. Esta aventura é a única com estas características na Península Ibérica, terá apenas 50 dorsais disponíveis, sendo o percurso definido pelo corredor internacional Santiago Mezquita e que terá Pablo Criado como embaixador. Este último é um dos melhores especialistas em corridas de Endurance em Espanha, tendo obtido excelentes resultados em provas como o Tor des Geants, no vale de Aosta; o Yukon Artic Ultra do Canadá ou a Transgrancanaria 360.

Esta prova nasce em sintonia com as origens glaciares do Lago Sanabria. “É uma prova nova com a qual estamos muito motivados, vai unir todos os Municípios da região”, explica o diretor do evento, Antonio del Pozo.

Este evento que tem um verdadeiro Campeonato Ibérico entre Espanhóis e Portugueses, passará por três percursos na fronteira entre Espanha e Portugal, entre Zamora e Bragança.

Em regime de auto-suficiência no Parque Natural do Lago Sanabria e Região envolvente, esta prova com 256km tem como foco “outro tipo de atleta, aventureiro… sendo inovadora na Península Ibérica”, acrescenta Del Pozo.

Além da estreia da Sanabria Glaciar Race, a Ultra Sanabria mantém as três provas por etapas com distâncias adaptadas à preparação de cada atleta.

Existirá novamente a distancia Ultra, de 110 km e mais de 6.000 metros de desnível positivo; o Gran Trail (GT), de 62 km e a Maratona de 42 km, todas divididas em três dias de desporto e aventura junto ao lago mágico.

“Algumas etapas podem ter pequenas mudanças, mas nesta fase já temos os percursos definidos”, diz Del Pozo, referindo também que à medida que os meses passam, vão revelar “mais detalhes e surpresas”.

Também voltam a existir as duas provas para atletas que só querem correr um dia: Gran Premio Maratón Sanabria e o Gran Premio Ultra Sanabria, que decorrem no Sábado dia 12 e no Domingo 13 de Outubro.

Entre todas as provas, estão disponíveis mais de meio milhar de inscrições, sendo este um evento que limita os inscritos para conseguir acompanhar os participantes de forma mais personalizada e próxima.

Podem inscrever-se através do site do evento www.ultrasanabria.es, a partir das 10:00 horas deste sábado.

A prova mais Portuguesa de Espanha, estabelece uma ligação ao Campeonato do Mundo de Trail 2019

A Ultra Sanabria por etapas, organizada pela Diputación de Zamora e que conta com a colaboração da Junta de Castilla y León, tem uma importante participação de atletas Portugueses, dados os laços existentes entre a província e Portugal.

Na última edição, os corredores Portugueses ultrapassaram os 30% dos participantes, com alguns dos principais atletas lusos, como Lucinda Sousa, Lucinda Moreira ou Luis Semedo. Nesta edição, a Ultra Sanabria acaba de anunciar a ligação aos Trilhos dos Abutres em Miranda do Corvo. Os Trilhos dos Abutres são um dos eventos mais importantes do calendário de 2019, já que recebe o Campeonato Mundial de Trail Running em 8 de Junho. “Estes são eventos que apostam em impulsionar sua região através do desporto, e temos valores muito semelhantes”, acrescenta Del Pozo.

A prova Zamorana tem ganho destaque no calendário de Trail Running e Corridas de Montanha, também devido às muitas semelhanças com uma grande volta de ciclismo, com a atribuição de camisolas em cada etapa e por ser realizada num ambiente natural privilegiado.

Com a atribuição de camisolas para os lideres da classificação geral, montanha, descida ou o primeiro corredor Zamorano, a edição de 2018 da ULSA teve imagens que ficaram na memória de todos. Os kms percorridos nas margens do Lago Sanabria, a prova noturna com final na Laguna dos Peixes ou a incrível subida ao Pico Vizcodillo com mais de 2.000 metros de altitude, foram outros dos atrativos da segunda edição.

Mais informação em www.ultrasanabria.es

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES